Prevalência e fatores ocupacionais associados à obesidade em trabalhadores do transporte coletivo urbano: revisão sistemática da literatura/Prevalence and occupational factors associated with obesity in urban public transportation workers: a systematic review
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR0879Palavras-chave:
Condições de Trabalho, Saúde do Trabalhador, Obesidade, Condução de VeículoResumo
Introdução: Os trabalhadores do transporte coletivo urbano constituem uma categoria profissional importante nas sociedades urbanizadas. Entretanto, estão expostos a condições de trabalho que favorecem o desenvolvimento de doenças, destacando a obesidade. Objetivo: Objetivou-se identificar as prevalências e fatores associados à obesidade em trabalhadores do transporte coletivo urbano, com enfoque nos fatores ocupacionais. Método: Realizou-se uma revisão sistemática nas bases PubMed, Portal de Periódicos CAPES e LILACS, com artigos publicados entre 2000 e 2015, em inglês, espanhol e português, utilizando os descritores “condições de trabalho” e “obesidade” e a palavra-chave “motoristas de ônibus”. Como ponto de corte para a obesidade, considerou-se IMC≥30 kg/m2. Resultados: Dos 44 artigos, a maior parte foi conduzida na Ásia (40,9%), sendo que 31,82% foram realizados no Brasil. Em relação às prevalências da obesidade, encontraram-se valores entre 9,6% (mínimo) e 58,8% (máximo). Quanto aos fatores associados à obesidade, 9 (20,45%) se propuseram a identificá-los, sendo que, destes, 4 encontraram associação com variáveis ligadas ao trabalho, destacando: ser motorista (comparado com ser cobrador); maior tempo de serviço; maior número de horas ao volante por dia; difícil acesso a frutas e atividade física no ambiente de trabalho. Conclusão: Poucos estudos se propuseram a estudar os fatores associados à obesidade no grupo de trabalhadores escolhido e, principalmente, fatores ocupacionais. Assim, evidencia-se a necessidade de considerar este agravo na rotina dos rodoviários, levantando discussões e ações de incentivo à participação destes trabalhadores em atividades saudáveis, melhoria das condições e organização do trabalho, para que este seja um promotor de saúde nesta população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.