Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy

Autores

  • Beatriz Palombarini Sanches Terapeuta Ocupacional – Graduada pela Universidade Estadual Paulista – Unesp Campus de Marília.
  • Nilson Rogério Silva Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Marília - SP
  • Meire Luci Silva Professora Assistente Doutora do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, Brasil. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1025

Resumo

Introdução: A preparação para a prática profissional, concomitante com o processo de amadurecimento pessoal dos estudantes concluintes de curso, pode desencadear situações de estresse. Objetivo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a prevalência de indicadores de estresse em 31 estudantes concluintes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Método: Para a coleta de dados, foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada para caracterização do perfil dos participantes e o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp. Resultados: Os resultados indicaram que todos pertenciam ao gênero feminino, com média de idade de 21 anos e 4 meses, e eram solteiras. A maioria (84%) apresentou indicadores de estresse em algumas das fases, com predomínio da fase de resistência (61,5%), seguido da exaustão (34,6%). Os estudantes relataram dificuldades no cumprimento das regras de estágio, diminuição do tempo para lazer e descanso, sentiram-se afetados emocionalmente pelos problemas dos pacientes e referiram boas relações com supervisores e colegas de estágio. Conclusão: Os resultados revelam a necessidade de suporte emocional como fator primordial para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes.

Biografia do Autor

Beatriz Palombarini Sanches, Terapeuta Ocupacional – Graduada pela Universidade Estadual Paulista – Unesp Campus de Marília.

1Terapeuta Ocupacional – Graduada pela Universidade Estadual Paulista – Unesp  Campus de Marília.

Nilson Rogério Silva, Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Marília - SP

Professor Assistente Doutor do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, Brasil.

Meire Luci Silva, Professora Assistente Doutora do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, Brasil. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, SP, Brasil

Professora Assistente Doutora do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, Brasil. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, SP, Brasil

Publicado

2018-03-28

Como Citar

Sanches, B. P., Silva, N. R., & Silva, M. L. (2018). Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(1), 153–161. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1025

Edição

Seção

Artigo Original