Análise da consistência interna da versão em português da Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças (DOTCA-Ch) em estudantes de 06 a 12 anos/Analysis of the internal consistency of the portuguese version of the Dynamic Occupational Therapy Cognitive Assessment for Children (DOTCA-Ch) in students aged 06 to 12 years old

Autores

  • Gabriela Souza dos Santos Demarchi Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
  • Mariana Dias Andrade Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
  • Marcia Maria Pires Camargo Novelli Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
  • Noomi Katz Ono Academic College
  • Lúcia da Rocha Uchôa-Figueiredo Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1618

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Criança, Cognição, Ensino Fundamental

Resumo

Introdução: A Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças (DOTCA-Ch) foi construída em 2004 em Israel no hospital de Loewenstein com a proposta de avaliar o desempenho cognitivo de crianças com idade de 6 a 12 anos em 22 subtestes distribuídos em cinco áreas cognitivas: Orientação, Percepção Espacial, Práxis, Construção Visuomotora e Operações de Pensamento. Para cada subteste existe uma opção estruturada de até cinco níveis de mediação. Objetivo: Analisar a consistência interna da versão em português da bateria DOTCA-Ch em estudantes da rede municipal de ensino de Santos, São Paulo, Brasil. Método: O estudo foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação, da Prefeitura Municipal de Santos, em uma escola da rede municipal de ensino, com 90 estudantes, de ambos os gêneros, distribuídos entre 1º e 7º anos, as avaliações foram realizadas no período de agosto de 2015 a novembro de 2016. Os dados foram analisados por domínios, avaliando a consistência interna do instrumento. Resultados: O valor do alpha de Cronbach aponta para uma confiabilidade muito alta (α = 0,92) da bateria na avaliação de estudantes do ensino regular. Podemos identificar que eles se beneficiam das mediações, especialmente em áreas cognitivas mais complexas como Práxis e Operações de Pensamento. Conclusão: A versão em português da bateria DOTCA-Ch apresentou ótima consistência interna para ser utilizado com estudantes de 6 a 12 anos. Desta forma, estando disponível aos profissionais da área de terapia ocupacional um instrumento dinâmico de avaliação cognitiva confiável para ser utilizado em avaliações e intervenções que considerem a integralidade da criança, seu modo singular de pensar e fazer.

Biografia do Autor

Gabriela Souza dos Santos Demarchi, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Mestre em Ciências e Terapeuta Ocupacional

Mariana Dias Andrade, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Terapeuta Ocupacional

Marcia Maria Pires Camargo Novelli, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Professor Associado no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista

Noomi Katz, Ono Academic College

Research Institute for the Health and Medical Professions, Ono Academic College

Lúcia da Rocha Uchôa-Figueiredo, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Professor Adjunto no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Demarchi, G. S. dos S., Andrade, M. D., Novelli, M. M. P. C., Katz, N., & Uchôa-Figueiredo, L. da R. (2019). Análise da consistência interna da versão em português da Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças (DOTCA-Ch) em estudantes de 06 a 12 anos/Analysis of the internal consistency of the portuguese version of the Dynamic Occupational Therapy Cognitive Assessment for Children (DOTCA-Ch) in students aged 06 to 12 years old. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(03), 545–554. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1618

Edição

Seção

Artigo Original