Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura/ Knowledge production on occupational therapy and childhood occupations: a literature review

Autores

  • Débora Ribeiro da Silva Campos Folha Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará
  • Patrícia Carla de Souza Della Barba Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Terapia Ocupacional, Comunicação Acadêmica

Resumo

Introdução: As ocupações infantis são fundamentais para a compreensão do desenvolvimento infantil enquanto um desenvolvimento ocupacional. Objetivo: Este estudo objetivou identificar como os terapeutas ocupacionais têm abordado as crianças enquanto seres ocupacionais. Método: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, do tipo estado da arte. Foi realizada busca pelos descritores “children’s occupations”, “occupational development” e “occupational therapy” nas bases de dados Web of Science, Eric, Sage e Portal de Periódicos da CAPES, no horizonte temporal de 1997 a 2016. A análise de dados ocorreu por meio da técnica de Análise do Conteúdo. Resultados: Foram encontrados 38 artigos, dos quais 21 foram selecionados para análise, realizada com base em quatro categorias temáticas: 1) Fundamentos teóricos para o estudo das ocupações infantis; 2) Ocupações infantis e desenvolvimento típico; 3) Ocupações infantis e desenvolvimento atípico; e 4) Intervenções de terapia ocupacional para potencializar a participação de crianças em ocupações. No que se refere aos tipos de estudos encontrados, predominaram os estudos empíricos e, destes, predominaram os de abordagem quantitativa. A maioria refletiu a perspectiva de familiares sobre as ocupações infantis. Conclusão: A intrínseca relação entre desenvolvimento infantil e ocupações infantis reforça a crença no desenvolvimento ocupacional. A incipiente presença de pesquisas sobre a participação de crianças em práticas educacionais, de revisões sobre ocupações infantis e a ausência de estudos brasileiros nos achados expressam lacunas a serem contempladas em estudos posteriores e indicam demandas para a produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis.

Biografia do Autor

Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional, CREFITO 12711 TO, Especialista em Docência da Educação Superior/UEPA, Mestre em Educação/UFPA, Doutoranda em Terapia Ocupacional/UFSCar, Professora Assistente III do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Patrícia Carla de Souza Della Barba, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional; Mestre e Doutora em Educação Especial; Pós-Doutorado em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professora Ajunto IV do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos; São Carlos, São Paulo, Brasil.

Publicado

2020-04-26

Como Citar

Folha, D. R. da S. C., & Della Barba, P. C. de S. (2020). Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura/ Knowledge production on occupational therapy and childhood occupations: a literature review. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(1), 227–245. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura