Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura/ Knowledge production on occupational therapy and childhood occupations: a literature review

Autores/as

  • Débora Ribeiro da Silva Campos Folha Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará
  • Patrícia Carla de Souza Della Barba Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758

Palabras clave:

Desenvolvimento Infantil, Terapia Ocupacional, Comunicação Acadêmica

Resumen

Introdução: As ocupações infantis são fundamentais para a compreensão do desenvolvimento infantil enquanto um desenvolvimento ocupacional. Objetivo: Este estudo objetivou identificar como os terapeutas ocupacionais têm abordado as crianças enquanto seres ocupacionais. Método: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, do tipo estado da arte. Foi realizada busca pelos descritores “children’s occupations”, “occupational development” e “occupational therapy” nas bases de dados Web of Science, Eric, Sage e Portal de Periódicos da CAPES, no horizonte temporal de 1997 a 2016. A análise de dados ocorreu por meio da técnica de Análise do Conteúdo. Resultados: Foram encontrados 38 artigos, dos quais 21 foram selecionados para análise, realizada com base em quatro categorias temáticas: 1) Fundamentos teóricos para o estudo das ocupações infantis; 2) Ocupações infantis e desenvolvimento típico; 3) Ocupações infantis e desenvolvimento atípico; e 4) Intervenções de terapia ocupacional para potencializar a participação de crianças em ocupações. No que se refere aos tipos de estudos encontrados, predominaram os estudos empíricos e, destes, predominaram os de abordagem quantitativa. A maioria refletiu a perspectiva de familiares sobre as ocupações infantis. Conclusão: A intrínseca relação entre desenvolvimento infantil e ocupações infantis reforça a crença no desenvolvimento ocupacional. A incipiente presença de pesquisas sobre a participação de crianças em práticas educacionais, de revisões sobre ocupações infantis e a ausência de estudos brasileiros nos achados expressam lacunas a serem contempladas em estudos posteriores e indicam demandas para a produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis.

Biografía del autor/a

Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional, CREFITO 12711 TO, Especialista em Docência da Educação Superior/UEPA, Mestre em Educação/UFPA, Doutoranda em Terapia Ocupacional/UFSCar, Professora Assistente III do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Patrícia Carla de Souza Della Barba, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional; Mestre e Doutora em Educação Especial; Pós-Doutorado em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professora Ajunto IV do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos; São Carlos, São Paulo, Brasil.

Publicado

2020-04-26

Cómo citar

Folha, D. R. da S. C., & Della Barba, P. C. de S. (2020). Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura/ Knowledge production on occupational therapy and childhood occupations: a literature review. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 28(1), 227–245. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758

Número

Sección

Artículo de revisión y/o actualización de literatura