Concordância entre testes concorrentes para identificação de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação/ Agreement between competing tests for the identification of children with Developmental Coordination Disorder
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1938Palavras-chave:
Criança, Estudos de Avaliação, Destreza Motora, Transtorno do Desenvolvimento da CoordenaçãoResumo
Objetivo: Verificar a concordância dos resultados de diferentes instrumentos, Movement Assessment Battery for Children – checklist e teste motor (MABC-2) e Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-BR), utilizados para indicação de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC). Método: Estudo transversal, realizado no ano de 2017, com dados de crianças entre sete e 10 anos de idade, provenientes de escolas municipais de São José/SC. Elas foram avaliadas quanto ao desempenho motor por meio dos instrumentos MABC-2 (teste motor e checklist) e DCDQ-BR. A análise estatística incluiu o coeficiente Kappa (K) para verificar a concordância entre os resultados dos instrumentos, considerando um nível de significância de 5%. Resultados: Participaram do estudo 302 crianças, com média de idade de 8,5±1,09 anos. Ao comparar o MABC-2 teste motor, MABC-2 checklist e o DCDQ-BR, foram observadas concordâncias de regular a fraca (K = 0,303 / 0,116 / 0,039). Conclusão: O presente estudo não identificou concordância consistente entre os resultados dos instrumentos MABC-2 e DCDQ-BR para indicação de crianças com TDC, mas a combinação deles é a forma mais completa de avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.