Concordância entre testes concorrentes para identificação de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação/ Agreement between competing tests for the identification of children with Developmental Coordination Disorder

Autores/as

  • Renata Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Tailine Lisboa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jéssica Lopes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thaís Silva Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1938

Palabras clave:

Criança, Estudos de Avaliação, Destreza Motora, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Resumen

Objetivo: Verificar a concordância dos resultados de diferentes instrumentos, Movement Assessment Battery for Children – checklist e teste motor (MABC-2) e Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-BR), utilizados para indicação de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC). Método: Estudo transversal, realizado no ano de 2017, com dados de crianças entre sete e 10 anos de idade, provenientes de escolas municipais de São José/SC. Elas foram avaliadas quanto ao desempenho motor por meio dos instrumentos MABC-2 (teste motor e checklist) e DCDQ-BR. A análise estatística incluiu o coeficiente Kappa (K) para verificar a concordância entre os resultados dos instrumentos, considerando um nível de significância de 5%. Resultados: Participaram do estudo 302 crianças, com média de idade de 8,5±1,09 anos. Ao comparar o MABC-2 teste motor, MABC-2 checklist e o DCDQ-BR, foram observadas concordâncias de regular a fraca (K = 0,303 / 0,116 / 0,039). Conclusão: O presente estudo não identificou concordância consistente entre os resultados dos instrumentos MABC-2 e DCDQ-BR para indicação de crianças com TDC, mas a combinação deles é a forma mais completa de avaliação.

Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Martins, R., Lisboa, T., Lopes, J., & Beltrame, T. S. (2020). Concordância entre testes concorrentes para identificação de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação/ Agreement between competing tests for the identification of children with Developmental Coordination Disorder. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 28(2), 500–510. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1938

Número

Sección

Artículo original