Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder

Autores

  • Amanda Aguiar Valverde
  • Clarice Ribeiro Soares Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Lívia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Ana Amélia Cardoso Departamento de Terapia Ocupacional – DTO, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1999

Palavras-chave:

Criança, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Destreza Motora, Escrita Manual, Terapia Ocupacional/Crítica

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar as habilidades de integração visomotora e destreza manual em crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Estudo descritivo transversal com 22 crianças de 7 a 11 anos com TDC, avaliadas com o Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil), Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) e Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration Sixth Edition (VMI). A amostra contou com 4 meninas e 18 meninos. Considerando o percentil 25 no VMI como ponto de corte, 12 crianças apresentaram desempenho abaixo da média no domínio integração visomotora, 13 no domínio visual e 19 no domínio de coordenação motora. Foi observada correlação significativa entre o percentil de destreza motora e o percentil total do MABC-2, mas não entre os escores do MABC-2 e os diferentes domínios avaliados com o VMI. Os resultados sugerem que é necessário e importante o uso combinado de testes para melhor avaliação das crianças com TDC, a fim de detectar suas possíveis dificuldades na integração visomotora e destreza manual e suas implicações no desempenho de tarefas funcionais das crianças no dia a dia.

Biografia do Autor

Amanda Aguiar Valverde

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Clarice Ribeiro Soares Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Terapeuta ocupacional especialista em desenvolvimento infantil e Mestre e Doutora em Ciencias da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais, interesse na pesquisa com crianças com história de prematuridade, transtornos do desenvolvimento e da aprendizagem.

Lívia de Castro Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professora titular aposentada do departamento de Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Ana Amélia Cardoso, Departamento de Terapia Ocupacional – DTO, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professora adjunta, Doutora em Ciências da Reabilitação, Departamento de Terapia Ocupacional – DTO, Programa de Pós-graduação em Estudos da Ocupação.

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Valverde, A. A., Araújo, C. R. S., Magalhães, L. de C., & Cardoso, A. A. (2020). Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação/ Relationship between visual-motor integration and manual dexterity in children with developmental coordination disorder. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 28(3), 890–899. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1999

Edição

Seção

Artigo Original