Sentidos produzidos acerca do cotidiano por estudantes de terapia ocupacional durante a pandemia de COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Ensino, Saúde Mental, Estudante, COVID19

Resumo

Este estudo visa compreender como estudantes refletem sobre o cotidiano vivido durante a pandemia de COVID-19 considerando os conhecimentos advindos da graduação em terapia ocupacional. A amostra do estudo foi composta por 235 estudantes de graduação em terapia ocupacional de diferentes períodos do curso, de diferentes instituições de ensino superior localizadas de norte a sul do país. Os dados foram coletados por meio de aplicação de formulário on-line (Google Forms) utilizando-se o Questionário de Vivências Acadêmicas em Terapia Ocupacional (QUESVATO) elaborado pelas autoras deste estudo. Os dados qualitativos foram analisados com auxílio do software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). As classes lexicais resultantes da análise receberam as seguintes nomeações: classe 1: Atenção aos familiares; classe 2: Acreditar na terapia ocupacional; classe 3: Adaptando e organizando o dia a dia; classe 4: Certezas e vivências e classe 5: Interrupção do cotidiano e a saúde mental. Foi possível acompanhar diferentes formas de apropriação do conceito pelas participantes: aplicando-o em possíveis intervenções no cotidiano do outro; por meio de uma abordagem práxica, onde a teoria possibilita um processo de crítica e avaliação para transformar o cotidiano; através de uma abordagem pragmática, onde fazem a passagem imediata da leitura da situação para a ação; como forma segura de análise do contexto cheio de incertezas e mudanças que vivemos na contemporaneidade; mudanças e interrupções do cotidiano destacam-se como aspectos/questões que têm efeitos negativos na saúde mental das pessoas.

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Constantinidis, T. C., & Simões Matsukura, T. (2022). Sentidos produzidos acerca do cotidiano por estudantes de terapia ocupacional durante a pandemia de COVID-19. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e3249. Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3249

Edição

Seção

Artigo Original