“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con
Resumo
As situações de vulnerabilidade social, a que muitas crianças e adolescentes estão sujeitas, trazem a necessidade de se considerar o impacto das condições de vida no processo educativo. A escola é uma fonte de suporte social, havendo a necessidade de ações de formação continuada para os professores voltadas para a compreensão e enfrentamento desta realidade. Neste trabalho, objetivou-se descrever e analisar a experiência de um programa de formação de educadores do ensino fundamental sobre as possibilidades de utilização de jogos pedagógicos com crianças em situação de vulnerabilidade social. Neste estudo de caso, com abordagem qualitativa e participação de 14 professores do ensino fundamental, os dados coletados através de um questionário e grupo focal foram analisados através de análise de conteúdo temática. Os resultados, expressos nas categorias temáticas "Conceito de Vulnerabilidade Social, Causas e Consequências da Vulnerabilidade Social, Educação e Vulnerabilidade Social e Avaliação da Intervenção da Terapia Ocupacional" apontaram para as potencialidades do estabelecimento de parcerias entre profissionais da educação e da terapia ocupacional no enfrentamento das situações de vulnerabilidade social.
http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.026
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.