“Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con

Autores

  • Daniela Tavares Gontijo
  • Estenifer Marques
  • Heliana Castro Alves

Resumo

 

As situações de vulnerabilidade social, a que muitas crianças e adolescentes estão sujeitas, trazem a necessidade de se considerar o impacto das condições de vida no processo educativo. A escola é uma fonte de suporte social, havendo a necessidade de ações de formação continuada para os professores voltadas para a compreensão e enfrentamento desta realidade. Neste trabalho, objetivou-se descrever e analisar a experiência de um programa de formação de educadores do ensino fundamental sobre as possibilidades de utilização de jogos pedagógicos com crianças em situação de vulnerabilidade social. Neste estudo de caso, com abordagem qualitativa e participação de 14 professores do ensino fundamental, os dados coletados através de um questionário e grupo focal foram analisados através de análise de conteúdo temática. Os resultados, expressos nas categorias temáticas "Conceito de Vulnerabilidade Social, Causas e Consequências da Vulnerabilidade Social, Educação e Vulnerabilidade Social e Avaliação da Intervenção da Terapia Ocupacional" apontaram para as potencialidades do estabelecimento de parcerias entre profissionais da educação e da terapia ocupacional no enfrentamento das situações de vulnerabilidade social.

 

http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.026

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Publicado

2012-08-30

Como Citar

Gontijo, D. T., Marques, E., & Alves, H. C. (2012). “Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade”: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/“These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 20(2). Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/628

Edição

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Artigo Original