A estratégia grupal na reabilitação de pessoas com acidente vascular cerebral: Reflexões sobre a prática da Terapia Ocupacional/Group strategy in the rehabilitation of people with stroke: Reflections about the occupational therapy practice
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO440Palavras-chave:
Grupo, Pessoa com Deficiência Física, Acidente Vascular Cerebral, Reabilitação, Terapia OcupacionalResumo
O estudo objetivou analisar a experiência de um grupo desenvolvido pela Terapia Ocupacional enquanto estratégia de reabilitação de pessoas com sequelas decorrentes de acidente vascular cerebral desenvolvido no Centro de Docência e Pesquisa da Universidade de São Paulo, entre agosto de 2009 e outubro de 2010. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo realizado por meio de análise documental dos registros de prontuários utilizando-se de análise temática. O grupo foi composto por oito integrantes, quatro mulheres e quatro homens, com idade entre 32 e 62 anos. A estratégia de grupo no contexto da reabilitação propiciou o contato das pessoas com as próprias dificuldades e potencialidades, bem como o desenvolvimento de possibilidades individuais e coletivas de superação das dificuldades advindas da deficiência. As repercussões foram identificadas no aumento da autoestima, no estabelecimento de relações sociais, uso das capacidades funcionais e resgate de atividades significativas que haviam sido abandonadas após o acidente vascular cerebral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.