Atuação na área de saúde mental: perspectiva de estudantes de um curso de graduação em terapia ocupacional/Action on mental health area: students perspectives on a degree in occupational therapy
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0616Keywords:
Teaching, Occupational Therapy, Mental HealthAbstract
Objetivo: Este estudo objetivou conhecer as perspectivas e expectativas dos estudantes de um curso de Terapia Ocupacional sobre a atuação no estágio em saúde mental, ofertado no quinto ano do curso de graduação. O pressuposto do estudo foi baseado na concepção historicamente construída e assimilada sobre “loucura”, vinculada a algo ameaçante e perigoso, o que seria potencialmente prejudicial para um desempenho satisfatório dos estudantes no estágio, interferindo, inclusive, na escolha por atuar na área de saúde mental após a conclusão do curso de graduação. Método: Participaram da pesquisa 12 estudantes, do primeiro ao quarto ano do curso de graduação, sendo selecionados três estudantes de cada ano. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise foi realizada com análise de conteúdo temática. Resultados: Os resultados foram organizados nas seguintes categorias analíticas: 1. Habilidades para a atuação, em que os estudantes referiram a necessidade de desconstrução de preconceitos, o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades relacionais (tais como escuta, empatia e acolhimento à pessoa em sofrimento psíquico); 2. Dificuldades enfrentadas, caracterizadas por sentimentos como impotência e medo da população a ser atendida e 3. Estratégias para a lida com as dificuldades, consistindo na inserção de práticas desde o início da graduação, oferta de minicursos, palestras e visitas institucionais e ampliação dos campos de estágios. Conclusão: Os resultados oferecem subsídios para que os docentes da área de terapia ocupacional em saúde mental reflitam sobre possíveis estratégias que assegurem a aprendizagem e atenuem as dificuldades a ela inerentes.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Occupational Therapy
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: