Editorial
Abstract
Este número dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar representa
nossos esforços para manutenção da periodicidade da revista e sua publicação
atualizada. Temos trabalhado para sua disponibilidade em dia e em mudanças
necessárias em sua estrutura, visando à busca de indexações na área. Temos
em vista a relevância do alcance da qualificação do periódico e seu
reconhecimento formal como um instrumento de divulgação do conhecimento
e de experiências na Terapia Ocupacional brasileira. Os caminhos a serem
percorridos ainda serão longos e, para tanto, agradecemos e contamos com o
apoio e trabalho de autores, pareceristas, corpo editorial e demais membros
que contribuem para a efetivação da publicação, circulação e reconhecimento
dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar.
Os artigos apresentados neste número versam sobre diversas áreas,
demonstrando a multiplicidade de ações e reflexões do campo da terapia
ocupacional. Iniciamos com Adolescência e juventude: entre conceitos
e políticas públicas, que trata das diferenças conceituais contemporâneas
das categorias adolescência e juventude e sua entrada como objeto de
intervenção das políticas públicas sociais, revelando uma importante e
fundamentada discussão acerca dos direitos e ações realizadas com essa
população, com destaque para aqueles provenientes de grupos populares
urbanos. O segundo artigo Caracterização das pessoas com deficiência
em idade economicamente ativa e mapeamento das instituições de
assistência atuantes no munícipio de São Carlos apresenta a situação
local das instituições que trabalham com pessoas com deficiência e a difícil
tarefa de inclusão no mercado de trabalho, numa sociedade que não apresenta
condições igualitárias de acesso, do direito à educação, à locomoção. Na
sequência temos Reações dos bebês de 9-11 meses de idade diante de
diferentes estímulos táteis: estudo sobre a distinção de texturas,
que descreve uma experiência de oferta de objetos de diferentes texturas para
bebês, analisando as diferenças entre as idades, com vistas ao destaque da
importância de acompanhamento do desenvolvimento infantil.
Passamos para duas revisões bibliográficas da área de saúde mental. A
utilização do grupo como recurso terapêutico no processo da Terapia
Ocupacional com clientes com transtornos psicóticos: apontamentos
bibliográficos traz uma diferenciação entre grupos sociais e grupos
terapêuticos, enfocando no benefício da intervenção em Terapia Ocupacional
por meio de grupos, lançando mão de uma revisão bibliográfica não
sistematizada. E A participação do terapeuta ocupacional na reforma
psiquiátrica e nos novos serviços de saúde mental aborda a produção
acadêmica realizada por terapeutas ocupacionais, no período de 1997 a 2007,
relacionadas à Reforma Psiquiátrica, observando um pequeno número de
produções e concentradas nas universidades do estado de São Paulo.
Para finalizar publicamos dois resumos de dissertações de Mestrado:
Programa “De Volta para Casa” em um município do estado de São
Paulo: suas possibilidades e limites e Crescimento e desenvolvimento
de recém-nascidos pré-termo com muito baixo peso no primeiro ano
de vida.
O desafio das tarefas futuras apresentadas aos Cadernos, bem como a
comemoração daquelas alcançadas até aqui, marcam este número, em um
convite a todos para que trabalhemos na direção do avanço da produção do
conhecimento da terapia ocupacional brasileira e em seu reconhecimento formal
e institucional.
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