RESUMO DE TESE E DISSERTAÇÃO: AVALIAÇÃO DA GRADE CURRICULAR E CONHECIMENTOS DE RESIDENTES EM PEDIATRIA SOBRE VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO.
Abstract
Estudos têm mostrado que a vigilância do desenvolvimento é uma importante tarefa do pediatra e tem a função de
identificar precocemente crianças que podem necessitar de avaliação mais complexa; fornecer informações sobre
o seu desenvolvimento e não somente sobre sua saúde física; possibilitar o diagnóstico definitivo e a elaboração de
um plano de atendimento interdisciplinar para a criança visando a intervenção precoce de deficiências. Outros
estudos indicam que o conhecimento dos pediatras sobre vigilância do desenvolvimento e uso de instrumentos para
realizá-la é falho. Entretanto, dão importância ao tema e demonstram interesse em atualizar-se, mas poucos praticam
a vigilância do desenvolvimento. Para desempenhar essa tarefa o pediatra deveria, segundo tais estudos, atualizar
seus conhecimentos sobre os aspectos do desenvolvimento e fatores de risco, utilizar técnicas de triagem e encaminhar
a criança que apresenta atraso de desenvolvimento a programas de estimulação precoce. O objetivo geral deste
trabalho consiste em analisar alguns conhecimentos relacionados à promoção de saúde, vigilância do desenvolvimento
e a percepção de atrasos em bebês junto a residentes em pediatria do estado de São Paulo, considerando a descrição
da grade curricular e o seu desempenho em questionários. Foi realizada análise documental das diretrizes curriculares
do MEC para o ensino da residência médica em pediatria, da relação de vagas para a especialidade e das grades
curriculares de sete cursos de residência em pediatria no estado de São Paulo, com o objetivo de identificar elementos
sobre a vigilância do desenvolvimento no ensino da pediatria (primeira etapa). A segunda etapa do estudo levantou
e correlacionou dados sobre as práticas em vigilância do desenvolvimento e o conhecimento sobre áreas do
desenvolvimento infantil junto a 65 residentes de pediatria de primeiro e segundo ano de cinco cursos de especialização
do estado de São Paulo, por meio da replicação de dois questionários. Os dados gerais da análise do ensino de
pediatria mostraram que os referenciais curriculares do MEC quanto às disciplinas que deveriam abordar o tema
vigilância do desenvolvimento na residência em pediatria são gerais e inespecíficos; as grades apresentam conteúdo
superficial quanto à abordagem da vigilância do desenvolvimento e não estão claras suficientemente para permitir a
visualização de ações relacionadas a esta temática e apenas um curso participante da pesquisa reúne os requisitos
necessários que permitem identificar elementos relacionados ao tema. Os resultados da segunda etapa mostraram
que a maioria dos residentes em pediatria apresenta atitudes diferenciadas dos médicos que atuam já há mais tempo
em atenção à saúde da criança, mas também apresentam alguns problemas que podem comprometer a eficácia da
vigilância do desenvolvimento realizada por pediatras. As correlações entre o ensino de pediatria e o conhecimento
dos residentes sobre a vigilância do desenvolvimento mostraram que os cursos que apresentam o desempenho
médio mais alto nos questionários têm também a melhor descrição do conteúdo de vigilância do desenvolvimento em
suas grades curriculares; os residentes que justificaram porque perguntam ou não sobre desenvolvimento às mães e
os que afirmaram utilizar escalas de avaliação em sua prática acertaram maior número de questões do questionário.
A partir de tais resultados, apresenta-se como proposta para futuros estudos a elaboração de um programa de
formação continuada para residentes em pediatria na forma de ensino à distância, utilizando as ferramentas do
ambiente de aprendizagem
Moodle, contendo tópicos como: conceito de promoção de saúde e vigilância do
desenvolvimento, conseqüências da não identificação precoce de atrasos, protocolos sobre vigilância do
desenvolvimento, rota de ações para o pediatra envolvendo o desenvolvimento normal do bebê, a identificação de
atrasos do desenvolvimento, uso de instrumentos rápidos e fáceis de serem aplicados na prática clínica e inseridos
na dinâmica institucional. Com base nos resultados encontrados, espera-se contribuir para a mobilização do pediatra
quanto à importância da vigilância do desenvolvimento e da identificação precoce de crianças com atrasos de
desenvolvimento.
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