A abordagem da morte na formação de profissionais e acadêmicos da enfermagem, medicina e terapia ocupacional/Approaching death in the training of nursing, medicine and occupational therapy professionals

Authors

  • Aline Sartori Universidade Federal de Santa Maria
  • Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0770

Keywords:

Death, Palliative Care, Staff Development, Health Professionals, Covid-19

Abstract

Objetivo: Este artigo decorreu de uma investigação sobre o significado da morte no cotidiano dos profissionais e acadêmicos da terapia ocupacional, medicina e enfermagem. Método: Discorre sobre dois eixos investigativos, que abordaram o significado da morte e o papel da formação acadêmica quanto ao preparo para lidar com a terminalidade da vida. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa baseada nos pressupostos da investigação fenomenológica. Os dados foram coletados por meio de entrevista narrativa, norteada por uma matriz categorial e interpretados por meio da análise textual discursiva. Foram investigados três profissionais, residentes e acadêmicos de cada categoria profissional. Resultados: Os resultados mostraram que, embora a morte seja um fenômeno natural e inevitável da existência humana, tende a ser negado socialmente. Muitas pessoas buscam suporte na religião e espiritualidade. No que se refere à abordagem da morte na formação acadêmica, os dados evidenciaram a prioridade em relação ao cuidado e atenção à saúde e à vida. A população investigada aprendeu a conviver com a questão por meio de suas experiências pessoais de vida e de profissão, tanto no período de formação acadêmica quanto no exercício da profissão. Conclusão: O estudo contribuiu para ampliar a discussão sobre a importância do suporte à formação dos profissionais da saúde tanto no que se refere à aprendizagem da assistência voltada aos cuidados paliativos, quanto à necessidade de instrumentalizá-los e fortalecê-los em relação ao impacto que a morte exerce em seu cotidiano.

Author Biographies

Aline Sartori, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, RS, Brasil (2013). Responsável pelo desenvolvimento da pesquisa, pesquisa bibliográfica, concepção e revisão do artigo. E-mail para contato: alinevsartori15@gmail.com 

Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professora Assistente no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria. – UFSM, RS, Brasil. Orientadora desta pesquisa com contribuições no desenvolvimento, concepção e revisão do artigo. E-mail para contato: amarahb@gmail.com

Published

2017-09-27

How to Cite

Sartori, A., & Battistel, A. L. H. T. (2017). A abordagem da morte na formação de profissionais e acadêmicos da enfermagem, medicina e terapia ocupacional/Approaching death in the training of nursing, medicine and occupational therapy professionals. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 25(3), 497–508. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0770

Issue

Section

Original Article