Editorial
Abstract
É com muita satisfação que elaboro este editorial dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, a convite da Editora responsável. Neste exemplar temos artigos que apresentam um olhar amplo sobre a educação e saúde pautado em indicadores e,ou análises qualitativas, a saber, fatores protetivos ao desempenho escolar satisfatório, a capacitação de educadores de bebês, a visão dos gestores sobre a educação inclusiva e principais lesões de membro superior em menores de 15 anos por causas externas.
Também temos artigos que focalizam o olhar do terapeuta ocupacional sobre seu público-alvo como o brincar da criança pré-escolar com deficiência e o impacto ocupacional de pessoas com lesão medular.
Temos ainda uma nova seção: Divulgação.
Os artigos, sem dúvida consistentes, retratam cenários distintos: a família, o centro de reabilitação, a escola regular pública e privada, o estado do Espírito Santo, o berçario e a escola inclusiva de uma secretaria municipal. Ainda nos auxiliam a abrir nosso fazeres e nos fazem adentrar com enfoques, metodologias e percepções variadas no campo da terapia ocupacional.
Pelo acima exposto os convido a ler:
* O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, pois discute o brincar, enfoca o papel parental e do profissional de reabilitação neste contexto.
* A LESÃO MEDULAR E SUAS SEQÜELAS DE ACORDO COM O MODELO DE OCUPAÇÃO HUMANA, pois confirma a aplicabilidade desta metodologia para a clientela e destaca as modificações ocupacionais de extensões variáveis nesta população.
* DESEMPENHO ESCOLAR SATISFATÓRIO DE CRIANÇAS DE DIFERENTES REALIDADES SÓCIO-ECONÔMICAS: DENTIFICANDO FATORES PROTETIVOS, pois indica que suporte social, qualidade de vida das crianças, supervisão parental das tarefas foram fatores protetivos observados em ambas realidades sócio-econômicas e educacionais.
* PRINCIPAIS LESÕES DE MEMBRO SUPERIOR POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS MENORES DE 15 ANOS NO ESPÍRITO SANTO, BRASIL, pois mostra as possibilidades da promoção em saúde para os profissionais e de geração de políticas públicas a partir deste estudo epidemiológico.
* CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES, pois apresenta o fazer de docentes terapeutas ocupacionais brasileiros voltados para a capacitação de educadores de bebês e seu diálogo sobre as estratégias de interação por meio das atividades cotidianas.
* EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS pois refere ao esforço de terapeutas ocupacionais em implementar uma política inovadora de inclusão escolar em um município paulista.
* DIVULGAÇÃO pois apresenta o livro de Terapia Ocupacional. Fundamentação & Prática, lançado pela Guanabara Koogan em 2007, de autoria de Alessandra Cavalcanti e Cláudia Galvão, com extensa gama de capítulos e contribuições de profissionais de norte a sul do país.
Enfim, vamos à leitura e venha se incorporar ao debate
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: