Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work

Authors

  • Nilson Rogério da Silva Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Marília - SP
  • Debora Mendes Pinheiro Terapeuta Ocupacional Unesp Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0928

Keywords:

Teacher, Health, Troubles in the Teaching Work, Work Conditions

Abstract

Introdução: O trabalho do professor é permeado por um conjunto de fatores adversos que incluem condições de trabalho inadequadas, salários insuficientes, carência de materiais e recursos didáticos, problemas de relacionamento com os alunos, elevada carga de trabalho, pouca ou nenhuma participação na gestão do seu trabalho. Tais condições acabam sendo expressas pelos professores por meio de adoecimentos de ordem física e emocional. Objetivo: Identificar a percepção dos professores sobre o seu trabalho e sua relação com a saúde, considerando aspectos físicos, emocionais e organizacionais. Método: Participaram do estudo 110 professores do ensino fundamental integrantes de curso à distância (EAD). Para coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado que abordou dados pessoais e profissionais, aspectos físicos, mentais e organizacionais do trabalho. A análise de dados foi realizada por meio de estatística não paramétrica, com cálculos da média e do desvio-padrão. Resultados: As atividades burocráticas são as de maior demanda física e as mentais referem-se ao desinteresse dos alunos e pais. A região corporal de maior queixa foi membros superiores e inferiores. Quanto às condições de trabalho, a maioria dos professores considerou parcialmente satisfatórias, tendo em vista que estas prejudicam sua saúde e podem interferir na aprendizagem dos alunos. Conclusão: O trabalho do professor é permeado de agruras e requer medidas de prevenção e intervenção no sentido de desenvolver estratégias de enfrentamento e reflexão do contexto organizacional, com benefício também para os alunos e as instituições escolares.

Published

2017-12-19

How to Cite

Silva, N. R. da, & Pinheiro, D. M. (2017). Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 25(4), 713–721. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0928

Issue

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Original Article