O passo do frevo potencializando a reabilitação de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus/ The frevo step improving the rehabilitation of children with Congenital Zika Virus Syndrome
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1265Keywords:
Occupational Therapy, Microcephaly, RehabilitationAbstract
Introdução: A terapia ocupacional compreende que o contexto é constituído por elementos que perpassam a vida do cliente, exercendo influência em seu desempenho ocupacional. Objetivo: Apresentar uma atividade cultural como recurso na reabilitação de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). Método: Relato de experiência durante estágio de terapia ocupacional, em serviço de Reabilitação para crianças com SCZV em Recife/PE. Através de informações nos prontuários, diário de campo e reuniões de supervisão, analisou-se as possíveis estratégias terapêuticas já utilizadas e foi proposta uma atividade cultural carnavalesca, valorizando o contexto no momento para a reabilitação. Antecipadamente decorou-se o ambulatório, solicitando-se que as crianças viessem fantasiadas no dia da atividade, quando foram estimuladas e fotografadas em diferentes posturas funcionais, com benefícios destacados pela equipe. Resultados: A atividade cultural descontraída facilitou orientações, esclarecimento de dúvidas e benefícios de participação social. Observou-se que os familiares interagiram, comparando o desenvolvimento, avanços na reabilitação e experiências de cuidado no domicílio, além de troca de contatos pessoais e fotos das crianças nas redes sociais. A atividade possibilitou contatos entre as crianças e novo olhar para além dos problemas da SCZV e seu sinal clínico mais evidente que é a microcefalia. Foi destacado pelos familiares que o diagnóstico não é impedimento para participação social, como expresso nas declarações “meu filho está no carnaval” e “ela também pode”. Conclusão: Incluir uma atividade cultural trouxe ganhos à clientela. O ambiente, fantasias e fotografias facilitaram a interação e compreensão de orientações terapêuticas, desfocando a intervenção apenas no desenvolvimento e favorecendo o pertencimento social. Ratifica-se que adotar elementos do contexto cultural é um importante recurso que pode ser usado pelo terapeuta ocupacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Occupational Therapy
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: