Avaliação do repertório de habilidades sociais de usuários de substâncias psicoativas em tratamento/Evaluation of the repertory of social skills of users of psychoactive substances under treatment
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1633Keywords:
Social Skills, Substance-Related Disorders, Mental Health ServiceAbstract
Introdução: O transtorno mental e de comportamento devido ao uso de substância é um grave problema de saúde pública. O déficit nas habilidades sociais pode ser considerado fator de risco ao início ou continuidade do uso. Objetivo: Avaliar o repertório de habilidades sociais de usuários de múltiplas e variadas substâncias psicoativas diagnosticados e em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas II. Método: Amostra composta de indivíduos diagnosticados com transtorno decorrente do uso de substância em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas de uma cidade do interior paulista. Utilizaram-se dois instrumentos investigativos: questionário de caracterização sociodemográfica e uso e Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Para a análise dos dados sociodemográficos, utilizaram-se cálculos de estatística descritiva e análise do IHS realizada por psicólogo colaborador pelo sistema de correção informatizada do IHS. Resultados: Participaram 35 usuários, todos do gênero masculino, 42,8% com idade entre 31 e 35 anos e 51,4% solteiros. A média geral classificou-os com bom repertório, porém uma análise individual apontou 42,8% com repertório abaixo da média. Dentre os déficits, os fatores mais comprometidos foram fatores 1 e 3 relacionados a habilidades de enfrentamento e autoafirmação com risco e dificuldades em conversação e desenvoltura social. É expressivo o número de usuários com déficit nas HS, principalmente em habilidades de enfrentamento e autoafirmação com risco, fato que pode estar diretamente relacionado a recaídas e abandono de tratamento. Conclusão: É importante a avaliação do repertório das HS no início do tratamento, a fim de contribuir na elaboração e implantação de intervenções específicas de treinamento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Occupational Therapy
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: