Construção de um percurso acadêmico singular e seus diálogos com a Terapia Ocupacional/Construction of a singular academic path and its dialogues with Occupational Therapy

Authors

  • Claudia Maria Simões Martinez Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1735

Keywords:

University, Occupational Therapy, Teaching, Research, Extension, Managemen

Abstract

O texto deste ensaio tem origem do memorial acadêmico para atender às normas e aos procedimentos internos da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar na realização do concurso público para promoção à classe E – Professor Titular da Carreira do Magistério Superior – do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. Compreendi o momento da redação do referido memorial como oportunidade de expressar a singularidade do meu percurso e busco aqui socializá-lo. Dediquei sua redação às pessoas com quem convivo e convivi pelas interações significativas que possibilitaram meu engajamento na vida acadêmica. Entendo este ensaio como oportunidade de divulgar uma narrativa pessoal fruto de introspecção, de reflexão, de retomada e registro de fatos, de composição de um banco de memórias sobre minha experiência pessoal, de reconhecimento de avanços e dificuldades no diálogo com o campo científico, de agradecimento às pessoas, mas, acima de tudo, de ressignificação da minha trajetória acadêmica, neste momento com mais de 30 anos na UFSCar. Optei por elaborar este registro partindo de vivências pessoais e acadêmicas por meio de associações dos aspectos da vida familiar com a escolha da profissão, dos processos formativos com o curso da vida profissional e da ressignificação das vivências acadêmicas.

Published

2018-09-27

How to Cite

Martinez, C. M. S. (2018). Construção de um percurso acadêmico singular e seus diálogos com a Terapia Ocupacional/Construction of a singular academic path and its dialogues with Occupational Therapy. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 26(3), 710–719. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1735

Issue

Section

Article of Reflection or Essay