Terapia ocupacional social: formulações à luz de referenciais freireanos/ Social occupational therapy: formulations by freirian references

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1970

Keywords:

Education, Conscientization, Social Change, Social Participation, Paulo Freire, Occupational Therapy

Abstract

Realiza-se uma reflexão crítica, tendo como finalidade discorrer sobre a terapia ocupacional social, enquanto campo de saberes e práticas, com base no referencial freireano, com foco em três conceitos: educação como prática da liberdade, diálogo e conscientização. A terapia ocupacional social busca articular práxis junto a populações em processos de rupturas de suas redes sociais de suporte e que vivenciam limitações na participação social, por meio de ações que articulam a dimensão comunitária e territorial dos sujeitos, em perspectiva micro e macrossocial. Entende-se que as formulações de Paulo Freire são potentes para orientar essas intervenções, tendo em vista que os conceitos apreendidos fortificam os percursos já percorridos pelas especificidades do campo, dando base para se ir além. São referenciais teóricos consistentes para se elaborar e realizar ações comprometidas com a libertação de sujeitos e grupos subalternizados, oferecendo aportes para se lidar com relações de opressão e fomentar as possibilidades de transformação. Exigem, todavia, o compromisso com a luta por uma sociedade mais justa, ou menos desigual, tendo o diálogo, a liberdade e a conscientização como princípios para o seu quefazer técnico e ético-político, engendrando ou indo na direção do inédito-viável.

Published

2021-01-12

How to Cite

Farias, M. N., & Lopes, R. E. (2021). Terapia ocupacional social: formulações à luz de referenciais freireanos/ Social occupational therapy: formulations by freirian references. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 28(4), 1346–1356. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1970

Issue

Section

Article of Reflection or Essay