Formação para o SUS: a trajetória de adesão de um curso de terapia ocupacional às políticas indutoras de mudança curricular Pró e PET-Saúde/Training for SUS: the adhesion trajectory of a course on occupational therapy to the inducing policies of curricular change Pró and PET- Saúde

Authors

  • Carolina Maria do Carmo Alonso Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Ana Paula Martins Cazeiro Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Departamento de Fundamentos da Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Marcia Cabral da Costa Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Renata Caruso Mecca Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Abstract

Tendo por base a relevância das políticas indutoras da formação para, com e no Sistema Único de Saúde (SUS), este artigo apresenta a experiência da participação do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Pró-Saúde e no PET-Saúde, bem como indica as perspectivas e desafios que ainda se configuram. Trata-se de um relato de experiência a respeito de como, juntamente com outros cursos da universidade, o curso de terapia ocupacional se lançou ao desafio de rever sua matriz curricular, criando metodologias de ensino e aprendizagem que favorecessem uma formação profissional eticamente compromissada com o SUS e que reconhecessem o papel estratégico da Atenção Básica à Saúde (ABS) nos modos de pensar e agir em saúde. Nesse contexto, foi eleita uma unidade básica de saúde no entorno da Universidade que passou a receber estudantes de seis disciplinas obrigatórias remodeladas para promover maior integração ensinoserviço. Também foram desenvolvidas ações de extensão e projetos de pesquisa abarcando populações historicamente atendidas pela terapia ocupacional, mas com acesso limitado à ABS. Por fim, foi criada uma disciplina obrigatória sobre o tema. As iniciativas do curso de terapia ocupacional se configuraram como resistência a processos de captura dos modos de produção do cuidado pela lógica produtivista, insistindo na sensibilização dos atores, na visibilidade a seus modos de saber-fazer alinhados à perspectiva da integralidade, e na articulação da construção de terrenos férteis para a produção de saúde e convivência com e nas diferenças.

Author Biographies

Carolina Maria do Carmo Alonso, Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Paula Martins Cazeiro, Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Departamento de Fundamentos da Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.  Departamento de Fundamentos da Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Marcia Cabral da Costa, Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Renata Caruso Mecca, Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

rofessora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Published

2021-06-15

How to Cite

Alonso, C. M. do C., Cazeiro, A. P. M., da Costa, M. C., & Mecca, R. C. (2021). Formação para o SUS: a trajetória de adesão de um curso de terapia ocupacional às políticas indutoras de mudança curricular Pró e PET-Saúde/Training for SUS: the adhesion trajectory of a course on occupational therapy to the inducing policies of curricular change Pró and PET- Saúde. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 29, e2771. Retrieved from https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2771

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