EDITORIAL
Abstract
Em comemoração aos 20 anos dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar,
juntamente às tarefas que somos desafiadas a contemplar, apresentamos o volume 18.2, que dá continuidade ao nosso primeiro ano de publicação quadrimestral.
Este número se inicia com o artigo Estudo exploratório de dor em recémnascidos
pré-termos em uma unidade de tratamento intensivo neonatal,
que aborda o sofrimento hospitalar dos neonatos, debatendo intervenções para um cotidiano mais saudável para os bebês. O segundo artigo A inclusão escolar de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais: um
olhar das mães discute a postura do cuidador, em particular das mães, a partir de
uma pesquisa em uma instituição em Goiânia. O terceiro artigo Suporte informativo para educadores de creche: risco e proteção nos primeiros anos de vida apresenta um material informativo criado para educadores de creche, que visa à proteção e à prevenção de fatores de risco para o desenvolvimento infantil. O artigo seguinte Estudo do uso de softwares e recursos de acesso ao computador para pacientes com distrofia muscular de Duchenne estudou a aplicabilidade de softwares e periféricos de acesso ao computador para pacientes com este tipo de distrofia muscular. Continuamos com uma revisão bibliográfica A terapia ocupacional na prevenção e no tratamento de complicações decorrentes da imobilização no leito, trazendo aspectos sobre a Síndrome do Imobilismo e o papel do terapeuta ocupacional quando em atuação com pessoas nessas condições.
Na sequência temos o Ensaio Possibilidades de ação do terapeuta
ocupacional na educação infantil: congruência com a proposta da educação
inclusiva, que arrola sobre intervenções na área de educação infantil voltadas para a prevenção primária e promoção do desenvolvimento e sua consonância com os preceitos da educação inclusiva. Há ainda dois relatos de experiência: Coordenação de grupos de terapia ocupacional em enfermaria psiquiátrica - relato desupervisão realizada com uma estagiária, que relata a experiência de ensino em saúde mental, em interface com o trabalho em grupos, e A proposta e a implantação de um projeto de extensão: resgate do cotidiano de jogos e
brincadeiras em uma enfermaria pediátrica, também trazendo uma experiência
acadêmica, por meio da extensão universitária, com a população de bebês e crianças no contexto hospitalar.
Para finalizar publicamos um resumo de tese de Doutorado: Qualidade de vida
na hemodiálise: impacto de um programa de terapia ocupacional e o resumo
de uma dissertação de Mestrado: A expressão do pesar nas atividades
ocupacionais quando alguém querido morre.
Reassinalamos nosso clima de comemoração e de trabalho, junto aos esforços
coletivos para que contribuamos para o desenvolvimento e fortalecimento da área
de Terapia Ocupacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: