SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
Abstract
A prevenção da ocorrência de condições que produzem problemas na primeira infância constitui-se em ação prioritária nos campos da educação e da saúde. Como estratégias de prevenção têm-se os investimentos a partir dos contextos de vida diária dos bebês nos momentos iniciais de sua vida configurando-se em situações oportunas para a detecção e intervenção precoce. Frente às necessidades geradas pela entrada da mulher no mercado de trabalho e consequente limitação de seu tempo para se dedicar aos cuidados com a casa e com os filhos, a creche tornou-se um local propício para o desenvolvimento da criança e uma opção para os cuidados dos filhos de mães trabalhadoras. Ao lado do contexto familiar, essa instituição contitui-se em um outro importante ambiente de desenvolvimento infantil e que ganha destaque na área de intervenção precoce. O presente estudo tem por objetivo apresentar o conteúdo de um material informativo que visa fornecer suporte aos educadores de creche sobre os marcos do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, fatores de risco e mecanismos de proteção. Para tal finalidade foram realizadas entrevistas com seis diferentes profissionais da área da Saúde com experiência acadêmica e profissional no Estado de São Paulo sobre os referidos temas. Para análise dos dados foram realizadas gravações das entrevistas em vídeo e posteriormente uma análise dos discursos, categorizando-as de acordo com o objetivo do trabalho. Como resultado, foi elaborado um DVD dirigido para educadores de creche, na perspectiva de que estes possam atuar na esfera do desenvolvimento infantil por meio da detecção precoce de possíveis riscos ao desenvolvimento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: