APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI
Abstract
A Aprendizagem Baseada no Problema - ABP começou a ser utilizada na década de 1960, no Canadá, na Universidade McMaster. Desde então, tornou-se uma alternativa importante para modelos educacionais e de aprendizagem mais tradicionais. Objetivo: Descrever uma experiência de uso da ABP em uma disciplina do curso de graduação em Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Métodos: No segundo semestre de 2007, foi ofertada a disciplina “Raciocínio Clínico em TO com Crianças” para estudantes de curso de graduação em TO da UFMG, utilizando a metodologia ABP. A disciplina foi baseada em estudos de caso e voltada para desenvolver o raciocínio clínico para condução de programas de terapia ocupacional com crianças. Resultados: Participaram 13 alunos, divididos em dois grupos tutoriais, cada um coordenado por uma estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, sob supervisão e orientação da professora responsável pela disciplina. Inicialmente, os alunos demonstraram dificuldades com a nova metodologia. Com o decorrer do semestre, mostraram desempenho mais independente na busca e apreciação de informações e relataram, por meio de questionário aplicado ao final da disciplina, maior aprendizado do que com o uso de metodologias tradicionais de ensino. Conclusão: A ABP é uma alternativa interessante aos métodos tradicionais de ensino, mas requer estrutura apropriada de recursos físicos e de pessoal, o que constitui dificuldade nas universidades públicas brasileiras. Na impossibilidade de se construir uma grade curricular inteiramente baseada na ABP, essa experiência mostra que tal metodologia pode ser utilizada de forma bem sucedida em algumas disciplinas do currículo.Downloads
Published
2010-11-19
How to Cite
CARDOSO, A. A., RUGGIO, C. B., & MAGALHÃES, L. D. C. (2010). APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 18(3). Retrieved from https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/383
Issue
Section
Experience Report
License
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: