JOGOS E BRINCADEIRAS: ROTEITO DE ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA O TERAPEUTA OCUPACIONAL

Authors

  • Carla Cliene Baptista da Silva UFSCAR
  • Maria Luisa Guillaumon Emmel UFSCAR

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo a elaboração preliminar de uma roteiro para análise de jogos e brincadeiras infantis, a partir de três atividades: " Macaco Simão", "Jogo de Memória" e "Bola com Nome". Essas brincadeiras foram testadas em um grupo de quatro crianças de cinco anos de idade, alunos de uma pré-escola da cidade de São Carlos. O trabalho foi desenvolvido nas seguintes etapas:filmagem das seções de brincadeiras; obsevações e registro das habilidades envolvidas em cada brincadeira; elaboração de um protocolo de registro que deu origem ao Roteiro de Análise de Atividades e análise das atividades aplicadas segundo o roteiro construído. Este roteiro foi composto por seis grandes áreas, assim definidas: Motora, Sensorio-Motora, Sensorio-Percepitva,Mnemônica,Conceitual e Sócio-Afetiva. O registro das habilidades envolvidas em cada uma dessas áreas possibilitou difirenciar cada uma das atividades, segundo suas potencialidades de ação. Os resultados obtidos a partir da aplicação do roteiro permitiram dois tipos de análise dos dados:a comparação intra-atividade, em que se pode determinar qual a área predorminante de uma atividade analisada; e a comparação inter-atividade nas diferetes áreas do desenvolvimento.  

Published

2008-10-28

How to Cite

Silva, C. C. B. da, & Emmel, M. L. G. (2008). JOGOS E BRINCADEIRAS: ROTEITO DE ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA O TERAPEUTA OCUPACIONAL. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 4(1 & 2). Retrieved from https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/60

Issue

Section

Original Article