Tecnologia assistiva para a promoção de atividades da vida diária com crianças em contexto hospitalar/Assistive technology for the promotion of activity of daily living with children in hospital contexts
Abstract
Teve-se por objetivo caracterizar a rotina de uma enfermaria pediátrica no que se refere ao desempenho de seus usuários, nas AVD: higiene pessoal, banho e alimentação; e apontar os possíveis usos da tecnologia assistiva referentes ao desempenho dessas AVD. Participaram da pesquisa 10 membros de uma equipe de enfermagem, responsáveis pelos cuidados das crianças; 12 crianças internadas na instituição hospitalar de seis a doze anos; e seus respectivos pais ou responsáveis. A caracterização da enfermaria pediátrica deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas e roteiros de observação, elaborados pelos pesquisadores. Como resultados, tem-se que 100% (n = 10) dos profissionais, membros da equipe de enfermagem referiram realizar orientação e/ou supervisão e/ou execução das AVD de higiene pessoal, banho e alimentação das crianças sob sua responsabilidade. Entre as crianças participantes, o tempo de internação variou de três a quarenta e cinco dias; 75% (n = 9) referiram dependência na AVD de higiene pessoal, 83,3% (n = 10) na atividade de banho e 16,6% (n = 2) na atividade de alimentação; as crianças relatam também que seus acompanhantes são quem as ajuda nas AVD de higiene pessoal e/ou banho e/ou alimentação. Os responsáveis pelas crianças participantes reportam que houve diferença no modo de execução da atividade de higiene pessoal (41,6%, n = 5), de banho (66,6%, n = 8) e de alimentação (50%, n = 6) das mesmas. Embora com pequenas diferenças dos relatos das crianças, os pais reportaram dados similares, sendo o banho a atividade com maior porcentagem de ajuda. A partir desses resultados são apontadas recomendações acerca do uso da tecnologia em contexto hospitalar.
http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.020