A formação profissional de terapeutas ocupacionais e o curso de graduação da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia/The vocational training of occupational therapists and the Undergraduate Course at the University of Brasília, Ceilândia College
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.012Abstract
A formação em saúde vem sendo debatida no campo educacional, orientando mudanças curriculares dos cursos de graduação de acordo com as políticas públicas atuais, principalmente o Sistema Único de Saúde e as novas diretrizes curriculares. Almeja-se a capacitação profissional com base na busca ativa do conhecimento e na garantia da integralidade e humanização da atenção à saúde. Nessa perspectiva, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre as produções científicas relacionadas à formação em saúde, especificamente a formação do terapeuta ocupacional, e verifica de que forma o projeto político pedagógico do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia (UnB-FCE) contempla e prioriza uma formação orientada pelas tendências atuais. Foram encontrados 14 artigos científicos que apontaram para a reformulação dos currículos de cursos de graduação, favorecendo a interdisciplinaridade e atividades práticas em equipamentos sociais. A prática docente e postura discente interferem no processo educacional, havendo o desafio do desenvolvimento de habilidades comunicativas, afetivas e relacionais em contraponto ao modelo pedagógico bancário. O Curso de Terapia Ocupacional da UnB-FCE é recente e visa à formação de acordo com o novo modelo proposto. Organiza-se em relação aos campos de atuação profissional, à funcionalidade humana e prioriza o desenvolvimento local comunitário através das atividades de ensino, pesquisa e extensão com articulação dos serviços de saúde do Distrito Federal.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Brazilian Journal of Occupational Therapy
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.