Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review
Abstract
Os avanços tecnológicos na assistência ao neonato têm levado ao aumento da sobrevida dosrecém-nascidos pré-termo. Esse aumento tem gerado preocupação quanto ao desenvolvimento desses bebêse provocado interesse dos pesquisadores em investigar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças quenasceram prematuramente. Revisar a literatura brasileira para identificar os principais instrumentos utilizadospara avaliar o desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo nos primeiro três anos de vida foi o objetivo destetrabalho. Foi realizado levantamento bibliográfico, nos anos de 1999 a 2011, nas bases de dados Lilacs e Scielo.Foram identificados 11 instrumentos de avaliação do desenvolvimento, sendo que, dos 24 artigos selecionadospara a revisão, a maioria (11; 45,83%) utilizou as escalas Alberta Infant Motor Scale (AIMS) (6; 54,5%) e oteste de triagem do desenvolvimento Denver II (TDD-II) (5; 45,5%). Há predomínio do uso de instrumentosreferenciados em normas, criados em outros países, sem validação para a criança brasileira. A revisão indicaa necessidade de mais pesquisas voltadas para a tradução e validação tanto dos testes importados como dosinstrumentos desenvolvidos no Brasil.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.015
Downloads
Published
2013-04-29
How to Cite
Rocha, S. R., Dornelas, L. de F., & Magalhães, L. de C. (2013). Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura / Assessment tools utilized for the evaluation of preterm neonates in Brazil: literature review. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 21(1). Retrieved from https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/736
Issue
Section
Review Article and/or Article for Literature Updating
License
Copyright (c) 2013 Brazilian Journal of Occupational Therapy
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.