Perfil sensorial de estudantes da primeira série do ensino fundamental: análise e comparação com o desempenho escolar / Sensory profile of first grade students: analysis and comparison with school performance
Abstract
Para que uma criança se desenvolva e manipule o ambiente, é necessário perceber o meio
de forma adequada. O ser humano percebe o ambiente em que se encontra através dos sentidos. Para manipular
o ambiente, o homem deve captar as informações do ambiente através dos órgãos dos sentidos, decodificar tais
informações, processá-las, integrá-las e interpretá-las para, então, agir sobre o meio de forma adequada. Em caso
de dificuldades no processamento ou interpretação das informações sensoriais, essas resultarão em dificuldades
de aprendizagem. Objetivo: comparar os resultados do perfil sensorial com as notas dos estudantes do primeiro
ano do ensino fundamental com idade entre 6 e 8 anos para observar a relação entre a qualidade do processamento
sensorial e o desempenho escolar. Metodologia: Estudo transversal de análise descritiva. Resultados: Os dados
indicam que há alta incidência de alterações sensoriais que interferem na intensidade do tônus muscular e na
manutenção da postura. As informações visuais são as que apresentam melhor qualidade de processamento,
enquanto o processamento de informações vestibulares e orais são os mais deficientes. Foi observado, por fim,
que crianças que apresentam processamento sensorial nos níveis de Desempenho típico e Diferença provável
tendem a apresentar melhor desempenho escolar. Conclusão: o processamento sensorial interfere no desempenho
acadêmico mas não é o único preditor de bom resultado escolar. As informações vestibulares apresentam maior
número de alterações em seu processamento sensorial.
http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.038
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