Lazer e festas: Estudo sobre os modos de divulgação de bebidas nos campi universitários / Leisure and parties: Study on the dissemination of alcoholic drinks on university campuses
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.033Abstract
Este artigo aborda a temática consumo de álcool,ressaltando que estímulos a sua utilização podem ser observados na publicidade e em diferentes contextos. Aqui são destaques os cartazes de festas de campi universitários. As festas universitárias representam uma das inúmeras modalidades de lazer do público jovem; sociabilidade, paquera e diversão são algumas marcas desses contextos festivos. O consumo excessivo de bebidas também se tem tornado parte desse cenário e, por vezes, de forma abusiva. De modo geral, as festas voltadas para esse público são divulgadas com cartazes espalhados pelos campi universitários com o objetivo de convencer esse público à adesão e participação. Com base nos argumentos usados nesse modelo de publicidade, este estudo tem por objetivo verificar os estímulos ao abuso do consumo de bebidas alcoólicas. O estudo descritivo-qualitativo é desenvolvido pela combinação de quadro metodológico, composto de pesquisa bibliográfica e documental, com a análise de 173 cartazes de festas direcionadas ao público jovem, coletados em universidades do interior do estado de São Paulo. As análises apontam para argumentos verbais e imagéticos que estimulam o beber excessivo. A apologia do consumo de bebidas em situação de lazer coloca esse campo de estudo em importante lugar de análise dos comportamentos nele vivenciados, especialmente os de grupos jovens. Os resultados representam importante passo para a compreensão dos novos modos de consumo do álcool, ocupação e vivência do lazer, bem como alertam
para o desenvolvimento de programas de prevenção dirigidos ao público e espaços específicos.
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