A contribuição da hermenêutica crítica de Jürgen Habermas para a Terapia Ocupacional Social/The contribution of the critical hermeneutic of Jürgen Habermas to social occupational therapy

Autores/as

  • Regina Célia Fiorati

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.066

Resumen

Introdução: Trata-se de uma reflexão crítica sobre a contribuição do referencial filosófico de Jürgen Habermas para a prática social em Terapia Ocupacional. A Terapia Ocupacional em Contextos Sociais tem se consolidado promovendo atenção a pessoas, grupos e população em vulnerabilidade social que, a partir de uma dada orientação político-econômica, integra uma zona de pobreza, desemprego e ruptura com as redes de suporte social. Objetivo: Discutir sobre as contribuições da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas para a Terapia Ocupacional em Contextos Sociais, através da noção de consensos fundados como instâncias de entendimento mútuo entre homens e mulheres sobre algo no mundo da vida. Metodologia e discussão: Busca-se apresentar a reflexão proposta mostrando-se como a filosofia habermasiana revela-se útil na construção de estratégias de enfrentamento das problemáticas sociais através da formação de consensos democráticos para a produção de projetos de ação, com base na proposta de formação intersetorial entre âmbitos da administração pública e da sociedade civil. Ainda, enfoca-se a experiência da Terapia Ocupacional no Campo Social que o Curso de Terapia Ocupacional da USP de Ribeirão Preto vem realizando junto a pessoas em situação de rua e que vem propondo a estratégia da intersetorialidade para a elaboração de políticas publicas e estratégias de ação no combate à pobreza e vulnerabilidade social.

Publicado

2014-09-02

Cómo citar

Fiorati, R. C. (2014). A contribuição da hermenêutica crítica de Jürgen Habermas para a Terapia Ocupacional Social/The contribution of the critical hermeneutic of Jürgen Habermas to social occupational therapy. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 22(2). https://doi.org/10.4322/cto.2014.066

Número

Sección

Artículo de reflexión o ensayo