A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution

Autores/as

  • José Henrique da Silva Cunha UFSCAR
  • Luma Carolina Câmara Gradim
  • Jacqueline Denúbila Costa
  • Patrícia Ferreira Andrade
  • Natasha Pompeu de Oliveira
  • Ana Cláudia Pinto

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE435

Palabras clave:

Desempenho Psicomotor, Desenvolvimento Infantil, Terapia Ocupacional

Resumen

As histórias são recursos importantes no processo educacional e no cotidiano das crianças, já que elas contribuem para a prática docente na educação infantil e para o desenvolvimento da criança em vários aspectos, principalmente na aprendizagem. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de um grupo de contação de histórias realizado em uma instituição filantrópica no município de Uberaba-MG, no decorrer de Estágio Supervisionado I do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O referido grupo desenvolve estratégias para aprimorar aspectos psicomotores, cognitivos e habilidades expressivas dos educandos ali inseridos. Foram realizados 12 encontros grupais, semanais, denominados “Vivendo a história”, com educandos entre 6 e 12 anos que permaneciam na instituição em contraturno escolar. No decorrer dos grupos foram desenvolvidas ações voltadas à criação, expressão gráfica, oral e escrita, e confecção de recursos vinculados às histórias infantis tradicionais e às relatadas pelos educandos. As ações se basearam nos pressupostos teóricos da Psicomotricidade Funcional e Relacional. Como resultado dos grupos foi possível observar melhoras em habilidades cognitivas, de regulação emocional, de atenção/concentração, resolução de problemas e aspectos psicomotores em geral, como grafomotores, coordenação global, esquema corporal, entre outros. A partir dos registros semanais, pôde-se perceber a influência das histórias, tanto tradicionais como pessoais, no processo de aprendizagem, aprimorando-se as habilidades cognitivas, o processo de leitura e escrita, e, principalmente, a expressão e comunicação infantil.

Publicado

2015-03-30

Cómo citar

Cunha, J. H. da S., Gradim, L. C. C., Costa, J. D., Andrade, P. F., Oliveira, N. P. de, & Pinto, A. C. (2015). A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional/The experience of Occupational Therapy with storytelling in an educational institution. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 23(1). https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE435

Número

Sección

Relato de experiencia