Prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras/Prevalence of Developmental Coordination Disorder in a sample of Brazilian children

Autores/as

  • Thais Silva Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Renata Capistrano Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Juliano Maestri Alexandre Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Tailine Lisboa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rubian Diego Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Érico Pereira Gomes Felden Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0777

Palabras clave:

Habilidade Motora, Transtorno das Habilidades Motoras, Crianças

Resumen

Introdução: Devido às consequências que o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC pode trazer para o desenvolvimento da criança nos aspectos motores, afetivos e sociais, há necessidade de investigações com amostras representativas no Brasil. Objetivo: Este estudo objetivou investigar a prevalência do TDC em escolares de 7 a 10 anos de idade. A amostra foi composta por 787 crianças do município de Florianópolis/SC. Método: O desempenho motor foi avaliado por meio da Movement Assessment Battery for Children Second Edition - MABC-2 que classifica o desempenho motor em três: dificuldade, risco e desempenho motor normal. Para as análises, recorreu-se à estatística descritiva (médias, mínimos, máximos, desvio padrão, frequências) e inferencial (teste Quiquadrado, U de Mann-Whitney, Krusskal-Wallis com post-hoc de Dunn). A significância estatística adotada foi de p<0,05. Resultados: A prevalência de dificuldade motora e risco para dificuldade motora foi de 7,1% e 11,3%, respectivamente, e sem dificuldade de movimento foi 81,6%. Ao associar o sexo com as classificações motoras, observou-se que os meninos apresentaram mais dificuldade motora (X2= 6,38; p=0,04). As meninas apresentaram mais dificuldade nas habilidades de lançar e receber e os meninos nas habilidades de destreza manual. As crianças na faixa etária de 7 e 8 anos apresentaram prevalências maiores de TDC. Conclusão: A prevalência do transtorno, bem como as diferenças entre os sexos, foi considerada semelhante às evidências apresentadas em pesquisas internacionais.

Biografía del autor/a

Thais Silva Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Renata Capistrano, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Juliano Maestri Alexandre, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - UDESC.

Tailine Lisboa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - UDESC.

Rubian Diego Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Érico Pereira Gomes Felden, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Publicado

2017-03-30

Cómo citar

Beltrame, T. S., Capistrano, R., Alexandre, J. M., Lisboa, T., Andrade, R. D., & Felden, Érico P. G. (2017). Prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras/Prevalence of Developmental Coordination Disorder in a sample of Brazilian children. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 25(1), 105–113. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0777

Número

Sección

Artículo original