A compreensão de profissionais da atenção primária à saúde sobre as práticas da terapia ocupacional no NASF/Primary health care professionals understanding on the practices of Occupational Therapy in the family health support center
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0779Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, Terapia Ocupacional, Prática Profissional, Profissional da Saúde, Estratégia Saúde da FamíliaResumen
Introdução: A ampliação da equipe multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS) inseriu categorias profissionais que tradicionalmente atuavam no atendimento de média e alta complexidade. O desconhecimento das atribuições dessas profissões pode ser um entrave à efetivação da interdisciplinaridade e do compartilhamento de práticas. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a compreensão dos profissionais da equipe de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) quanto às práticas da terapia ocupacional na APS, como membro da equipe NASF. Método: Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, de campo qualitativo, com dados colhidos individualmente, por meio de entrevista semiestruturada, aplicada com profissionais de uma equipe de Saúde da Família e uma equipe NASF. Utilizou-se a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Resultados: identificou-se que a compreensão das equipes sobre a atuação do terapeuta ocupacional é parcial, associando sua atuação basicamente à saúde mental e à reabilitação, confundindo suas práticas com as atribuições de outros profissionais da equipe. Conclusão: Houve dificuldade para diferenciar práticas próprias do terapeuta ocupacional, mesmo quando há compartilhamento de trabalho. Isso sugere a necessidade de implementar estratégias, como o matriciamento, para superação das lacunas no conhecimento quanto às especificidades de cada profissão que atua na APS.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.