Análise sobre a atuação do terapeuta ocupacional como orientador profissional no serviço de reabilitação profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)/Analysis of the occupational therapist’s activities as a professional adviser in the professional rehabilitation service of the National Institute of Social Security (INSS)

Autores/as

  • Etiene Cerutti Louzada Universidade Federal de Pernambuco
  • Manoela Tereza Martins de Souza e Silva Aquino Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife, PE
  • Vanessa Sousa Vieira de Holanda Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife-PE
  • Ana Karina Pessoa da Silva Cabral Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0913

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Reabilitação Profissional, Previdência Social, Orientação Profissional

Resumen

Introdução: O Serviço de Reabilitação Profissional (RP) do INSS sofreu várias mudanças, destacando-se aquelas que ocorreram com a criação do SUS e a retirada de qualquer tipo de assistência à saúde do instituto. Em 2008, com a revitalização do serviço, vários terapeutas ocupacionais ingressaram na instituição, mas permaneceu um modelo de atuação sem focar a assistência à saúde e sem valorizar a especificidade profissional. Essa forma de intervenção vem causando discussões quanto a atuação desses profissionais, implicadas pela falta de literatura que embase suas intervenções e fortaleça a manutenção de sua identidade profissional dentro desse novo cenário. Objetivo: Investigar a relação existente entre a terapia ocupacional e a função desempenhada pelos terapeutas ocupacionais no serviço de Reabilitação Profissional do INSS. Método: Pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, sendo observada a atuação de uma terapeuta ocupacional da Gerência Executiva Recife/PE, Responsável pela Orientação Profissional. Resultados: Verificou-se que, no INSS, o terapeuta ocupacional emprega muitas especificidades de sua profissão, quais sejam relacionadas a: objetivo (emancipação do sujeito e inserção em atividade de trabalho), objeto (fazer humano, desempenho ocupacional), instrumento (análise da atividade laboral e do posto de trabalho). Além disso, percebeu-se que o contexto previdenciário exerce algumas limitações na atuação terapêutica ocupacional, no âmbito das normas institucionais de gestão e de condução do fazer profissional na RP. Conclusão: Foram estabelecidas relações entre a terapia ocupacional e a função de Responsável pela Orientação Profissional do INSS, indicando caminhos para uma prática sustentada nas bases teóricas da profissão. Recomenda-se a realização de pesquisas na área que analisem a atuação desse profissional e o impacto de suas intervenções na recolocação de segurados do INSS no mercado de trabalho. 

Biografía del autor/a

Etiene Cerutti Louzada, Universidade Federal de Pernambuco

Especialista. Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Manoela Tereza Martins de Souza e Silva Aquino, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife, PE

Mestre em Saúde Pública, Terapeuta Ocupacional, Representante Técnica da Reabilitação Profissional na Superintendência Regional Nordeste do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife, PE, Brasil.

Vanessa Sousa Vieira de Holanda, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife-PE

Especialista, Terapeuta Ocupacional, Responsável pela Orientação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Recife, PE, Brasil.

Ana Karina Pessoa da Silva Cabral, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Curso de Terapia Ocupacional da UFPE. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, Saúde e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Ergonomia, Reabilitação Profissional, Inclusão Profissioanl de Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

Louzada, E. C., Aquino, M. T. M. de S. e S., Holanda, V. S. V. de, & Cabral, A. K. P. da S. (2017). Análise sobre a atuação do terapeuta ocupacional como orientador profissional no serviço de reabilitação profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)/Analysis of the occupational therapist’s activities as a professional adviser in the professional rehabilitation service of the National Institute of Social Security (INSS). Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 25(4), 687–700. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0913

Número

Sección

Artículo original