As ações da terapia ocupacional com adolescentes em situação de vulnerabilidade social: uma revisão de literatura/The actions of Occupational Therapy with adolescents in situations of social vulnerability: a literature review

Autores/as

  • Janaína de Souza Sabino Universidade Federal da Paraiba
  • Cláudia Fell Amado UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Ana Carollyne Dantas De Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Beatriz Prado Pereira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1046

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Adolescentes, Vulnerabilidade Social

Resumen

Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever as ações da terapia ocupacional com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e analisar como a profissão vem contribuindo no campo social. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de artigos indexados feita por meio de consultas à plataforma de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, às Revistas de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo e aos Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Foram utilizados os seguintes descritores em saúde (DeCS): terapia ocupacional AND adolescentes AND vulnerabilidade social. Foram incluídos artigos originais, relatos de experiência e estudos de caso que contemplassem ações/intervenções da terapia ocupacional com adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil, entre 2005 e 2015. Resultados: Foram encontrados 48 artigos, dos quais 39 foram excluídos por não obedecerem aos critérios de inclusão da pesquisa e 9 foram lidos na íntegra e analisados. As estratégias prioritárias utilizadas pela terapia ocupacional foram as oficinas de atividades, dinâmicas e rodas de conversa. Essas estratégias têm oportunizado resultados importantes para essa população, como: o fortalecimento de vínculos, a convivência, a melhora na comunicação, o comportamento descontraído dos adolescentes, a apropriação dos direitos, o exercício da autonomia e a realização de projetos pessoais e coletivos. Conclusão: A literatura encontrada fornece suporte para inserção e implantação de ações da terapia ocupacional com adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Biografía del autor/a

Janaína de Souza Sabino, Universidade Federal da Paraiba

Discente do curso de Terapia Ocupacional da Unievrsidade Federal de Pernambuco

Cláudia Fell Amado, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Possui graduação em Terapia Ocupacinal pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), é especialista em Saúde da Família, tendo cursado o Programa de Pós Graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco - UPE. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco.Atualmente, é docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. Já exerceu a função de Apoio Técnico à Coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da cidade do Recife, ligada a Gerência de Atenção Básica

Ana Carollyne Dantas De Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Terapia Ocupacional (2010) e Mestrado em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é doutoranda em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (UFPE). Possui formação básica em Equoterapia pela ANDE - BRASIL. Foi Professora Substituta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco e Professora Assistente A do Núcleo de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é Professora Assistente A do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba.

Beatriz Prado Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos (PPGTO-UFSCar). Doutorado em andamento no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar). Participa do Grupo de Pesquisa "Cidadania, Ação Social, Educação e Terapia Ocupacional" do Laboratório METUIA/UFSCar- Terapia Ocupacional Social e do Grupo de Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil: HISTEDBR/UFSCar". Atualmente é professora assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2017-09-27

Cómo citar

Sabino, J. de S., Amado, C. F., De Lima, A. C. D., & Pereira, B. P. (2017). As ações da terapia ocupacional com adolescentes em situação de vulnerabilidade social: uma revisão de literatura/The actions of Occupational Therapy with adolescents in situations of social vulnerability: a literature review. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 25(3), 627–640. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1046

Número

Sección

Artículo de revisión y/o actualización de literatura