Desafios do cuidado em rede na percepção de preceptores de um Pet Redes em relação à pessoa com deficiência e bebês de risco: acesso, integralidade e comunicação/Challenges on network care considering the perceptions of preceptors of a Pet-Network regarding people with disabilities and at-risk infants: access, comprehensiveness and communication

Autores/as

  • Marta Aoki Curso de Terapia ocupacional USP
  • Marina Picazzio Perez Batista Curso de Terapia ocupacional USP
  • Maria Helena Morgani Almeida Curso de Terapia ocupacional USP
  • Daniela Regina Molini-Avejonas Curso de fonoaudiologia USP
  • Fátima Correa Oliver Curso de Terapia ocupacional USP

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1052

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Assistência Integral à Saúde, Comunicação

Resumen

Introdução: As Redes de Atenção à Saúde (RAS) configuram-se como possibilidade de articular e coordenar ações e serviços, sendo hoje prioridade na organização do sistema de saúde. Considerando a necessidade de seu aprimoramento, o Programa de Educação pelo Trabalho (PET) na saúde é desenvolvido como uma estratégia para tal. Nesse contexto é preciso compreender os desafios e potências para a efetivação da RAS na produção do cuidado em rede. Objetivo: Identificar e analisar as percepções de profissionais preceptores de um PET Redes (Rede Cegonha/Bebês de risco e Rede Cuidado da Pessoa com Deficiência) sobre como se conforma a atenção em rede e sobre possíveis desafios das ações profissionais nessa configuração. Método: Estudo qualitativo, realizado por meio de dois grupos focais com profissionais preceptores de um PET Redes. Resultados: Em ambas as Redes o acesso, o atendimento integral e a comunicação apareceram como categorias da configuração do trabalho em rede. Alguns dos desafios mencionados envolvem: barreiras geográficas e arquitetônicas, falta de apoio social e transporte para deslocamento aos serviços, falhas de fluxos e descontinuidades nos processos comunicativos. Para lidar com esses desafios, foram mencionadas como estratégias: uso de prontuário eletrônico e constituição e participação em fóruns específicos de discussão e articulação de ações, entre outros. Destaca-se que as categorias estão articuladas e que os participantes apontaram mais desafios do que estratégias para superá-los. Conclusão: Os desafios para efetivação das RAS colocam-se em diferentes níveis e a construção de estratégias necessita ser pactuada entre os atores sociais envolvidos.

Biografía del autor/a

Marta Aoki, Curso de Terapia ocupacional USP

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Terapeuta Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Preceptora voluntária do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde PET Redes USP Capital (2013-2015) Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência

Marina Picazzio Perez Batista, Curso de Terapia ocupacional USP

Doutoranda e Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Terapeuta Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Maria Helena Morgani Almeida, Curso de Terapia ocupacional USP

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde PET Redes USP Capital (2013-2015) Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência

Daniela Regina Molini-Avejonas, Curso de fonoaudiologia USP

Doutora em Ciências – FMUSP. Docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde PET Redes USP Capital (2014-2015) Rede Cegonha

Fátima Correa Oliver, Curso de Terapia ocupacional USP

Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP, Coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde PET Redes USP Capital (2013-2015)

Publicado

2017-09-27

Cómo citar

Aoki, M., Batista, M. P. P., Almeida, M. H. M., Molini-Avejonas, D. R., & Oliver, F. C. (2017). Desafios do cuidado em rede na percepção de preceptores de um Pet Redes em relação à pessoa com deficiência e bebês de risco: acesso, integralidade e comunicação/Challenges on network care considering the perceptions of preceptors of a Pet-Network regarding people with disabilities and at-risk infants: access, comprehensiveness and communication. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 25(3), 519–532. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1052

Número

Sección

Artículo original