Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice

Autores/as

  • Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra Departamento de Terapia Ocupacional Instituto de Ciências da Saúde Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Williane Martinho Roberto Terapeuta Ocupacional. Estudante do NETRAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde, Uberaba, MG, Brasil.
  • Bruna Lopes Coelho Doutoranda em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Ambiental, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.
  • Ricardo Almeida Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos-SP. Analista de Recursos Humanos. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1143

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Educação Ambiental, Educação Continuada, Desenvolvimento Sustentável, Hábitos

Resumen

Introdução: Hábitos cotidianos e envolvimento em ocupações podem trazer impactos para o meio ambiente, tanto em um contexto micro quanto em um macrossocial. Práticas educativas direcionadas a temas socioambientais têm um caráter formativo importante, com o objetivo de construir um novo modelo de hábitos sustentáveis. Objetivo: Este estudo analisou, a partir da percepção de participantes de projetos socioeducativos, se espaços de práticas sustentáveis mudam os hábitos cotidianos e o envolvimento em ocupações também sustentáveis. Método: Em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas abertas com 10 integrantes de projetos de extensão universitária com foco em práticas sustentáveis. A análise de conteúdo evidenciou mudanças de hábitos cotidianos entre os participantes após se inserirem nos projetos. Resultados: Os relatos mostraram aprendizado e aquisição de novos conhecimentos, além de disseminação destes conhecimentos entre amigos e familiares. As pessoas entrevistadas apontaram barreiras para implementação de práticas sustentáveis, tais como pouco conhecimento sobre educação ambiental, ausência de espaços adequados para descarte do lixo, consumo exagerado e comodismo das pessoas e autoridades. Os participantes também confirmaram a importância da realização de projetos de extensão universitária para o próprio crescimento pessoal e profissional. Conclusão: Assim, os espaços de práticas sustentáveis tornaram-se um locus importante para aprendizado socioambiental e para mudanças cotidianas voltadas para hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

Biografía del autor/a

Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra, Departamento de Terapia Ocupacional Instituto de Ciências da Saúde Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mestre em Ciência da Reabilitação com ênfase em Desempenho Motor e Funcional Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência nas áreas de saúde do trabalhador, saúde pública, análise de modelos teóricos, Modelo Biopsicossocial, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), metodologia da pesquisa científica, reabilitação de adultos e participação social. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Silva e Dutra, F. C. M., Roberto, W. M., Coelho, B. L., & Almeida, R. (2018). Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 26(2), 345–355. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1143

Número

Sección

Artículo original