corporeidade de mulheres gestantes e a terapia ocupacional: ações possíveis na Atenção Básica em Saúde/Corporality of pregnant women and occupational therapy: possible actions in the Primary Health Care

Autores/as

  • Sabrina Helena Ferigato Universidade Federal de São Carlos
  • Carla Regina Silva UFSCar
  • Leticia Ambrosio Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1173

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Saúde da Mulher, Atenção Básica à Saúde, Gestação, Corpo Humano

Resumen

Introdução: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa do tipo pesquisa- intervenção, cujo objetivo foi descrever e analisar a corporeidade de um grupo de gestantes e, a partir dessa análise, construir proposições para a intervenção da terapia ocupacional no cuidado em saúde. Método: Os dados foram produzidos com a triangulação de diferentes técnicas: dinâmica grupal, mapa corporal, photovoice, registros imagéticos e prática diarística. O campo investigado foi a Atenção Básica à Saúde, por ser um espaço privilegiado de encontro entre profissionais da saúde e gestantes. Resultados: Foi possível identificar elementos comuns e singulares da corporeidade feminina no processo da gestação, descritos em eixos selecionados: a sexualidade, o desejo em ser mãe, a materialidade e o cotidiano no período gestacional. Conclusão: Segundo a análise desses resultados, as intervenções terapêuticas ocupacionais foram propostas no sentido da construção significativa da corporeidade e do cotidiano das mulheres gestantes, com ênfase na expressão de um regime de sensibilidades e da produção de emancipação, autonomia e protagonismo das mulheres.

Biografía del autor/a

Sabrina Helena Ferigato, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, mestre em Filosofia Social, Doutora em Saúde Coletiva.

Profª Dra Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação de Terapia Ocupacional - PPGTO da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. São Carlos – SP, Brasil.

Carla Regina Silva, UFSCar

Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutora em Educação. Profª Dra Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação de Terapia Ocupacional - PPGTO da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. São Carlos – SP, Brasil.

Leticia Ambrosio, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Terapia Ocupacional. Bolsista CNPq.

Universidade federal de São Carlos – SP Brasil.

Publicado

2018-12-17

Cómo citar

Ferigato, S. H., Silva, C. R., & Ambrosio, L. (2018). corporeidade de mulheres gestantes e a terapia ocupacional: ações possíveis na Atenção Básica em Saúde/Corporality of pregnant women and occupational therapy: possible actions in the Primary Health Care. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 26(4), 768–783. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1173

Número

Sección

Artículo original