Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária/Quality of life and academic routine: a necessary reflection

Autores/as

  • Andreisi Carbone Anversa Universidade Federal de Santa Maria
  • Valdete Alves Valentins dos Santos Filha Universidade Federal de Santa Maria
  • Emilyn Borba da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Elenir Fedosse Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1185

Palabras clave:

Qualidade de Vida, Educação Superior, Adaptação, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia

Resumen

A qualidade de vida está sendo amplamente discutida na atualidade e em diversos cenários e, portanto, traz desafios para as políticas e as práticas da área da saúde. Um dos cenários possíveis de se explorar e analisar os aspectos que podem influenciar a qualidade de vida das pessoas é a educação superior. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de comparar e refletir sobre a qualidade de vida de discentes do primeiro e do último ano de três cursos de saúde de uma Universidade Federal da região Sul do país. Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, no qual se aplicou o WHOQOL-bref, um instrumento desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde para avaliar, em modelo abreviado, a qualidade de vida. A amostra do estudo foi constituída por 119 sujeitos, graduandos em Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia. O período de coleta de dados foi de abril a junho de 2017 e para o tratamento das informações se utilizou o Software Statistica 9.1, considerando-se um nível de significância de 5% (p < 0,05). Os resultados da pesquisa demonstraram diminuição, embora não haja diferença significativa, na qualidade de vida dos ingressantes do primeiro ano dos três cursos, quando comparados aos estudantes do último; o que pode ser justificado pelo impacto e pelas transições que o ingresso à universidade produz. Desse modo, é necessário que o universitário possa dispor de uma rede de suporte e atenção, que garanta adequada formação profissional e promoção de sua saúde, potencializando a qualidade de vida.

Publicado

2018-09-27

Cómo citar

Anversa, A. C., Santos Filha, V. A. V. dos, Silva, E. B. da, & Fedosse, E. (2018). Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária/Quality of life and academic routine: a necessary reflection. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 26(3), 626–631. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1185

Número

Sección

Artículo original