Detalhamento e reflexões sobre a terapia ocupacional no processo de inclusão escolar/Detailing and reflections on occupational therapy in the process of school inclusion

Autores/as

  • Simoni Pires da Fonseca
  • Maria Madalena Moraes Sant’Anna
  • Paula Tatiana Cardoso
  • Solange Aparecida Tedesco

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1203

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Inclusão, Educação Infantil, Educação Especial, Crianças com Necessidades Educacionais Especiais

Resumen

Introdução: Estudos apontam para a efetividade de ações inclusivas relacionadas aos processos escolares, assim como a necessidade de formação especializada para terapeutas ocupacionais, capacitando-os para abordagens e ações colaborativas. Objetivos: Identificar ações desenvolvidas por terapeutas ocupacionais do Estado do Paraná no processo de inclusão escolar de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, e refletir sobre o contexto da educação inclusiva, a partir de perspectivas apresentadas. Método: Realizou-se levantamento de dados (survey), com a participação de 18 terapeutas ocupacionais. Aplicou-se questionário relacionado a inclusão escolar e atuação do profissional, com divulgação através de plataforma online e rede social. Submeteram-se os dados coletados à análise qualitativa, com análises exploratórias descritivas nas questões objetivas e de conteúdo, nas descritivas. Resultados: O principal envolvimento dos participantes com a inclusão escolar ocorre a partir de atendimento em ambiente clínico, porém 50% atendem, também, na escola regular. As principais formas de contribuição ocorrem através de avaliação, planejamento e desenvolvimento de atividades relacionadas a processos de inclusão, e de orientações às escolas. Destacam-se a participação da família e de outros profissionais envolvidos, em uma perspectiva colaborativa, e a falta de preparo da escola e dos professores para a efetivação dos processos de inclusão. Conclusão: Os resultados do estudo reafirmam a relevância da contribuição do terapeuta ocupacional para o enfrentamento dos desafios e a concretização da inclusão escolar. Enfatizam-se a necessidade de maior inserção destes profissionais na escola comum do ensino regular e a importância de ampliar as reflexões e problematizações em relação à construção de um sistema educacional mais democrático.

Biografía del autor/a

Simoni Pires da Fonseca

Terapia Ocupacional

Saúde

Publicado

2018-06-28

Cómo citar

da Fonseca, S. P., Sant’Anna, M. M. M., Cardoso, P. T., & Tedesco, S. A. (2018). Detalhamento e reflexões sobre a terapia ocupacional no processo de inclusão escolar/Detailing and reflections on occupational therapy in the process of school inclusion. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 26(2), 381–397. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1203

Número

Sección

Artículo original