Influência do peso adicional no alcance manual de lactentes a termo e pré-termo: análise de variáveis categóricas do movimento/Influence of additional weight in the reaching behavior of full-term and preterm infants: analysis of categorical variables of movement

Autores/as

  • Mariana Vieira da Fonseca Universidade de Brasília
  • Ana Letícia de Souza Oliveira Universidade de Brasília
  • Rodrigo Luiz Carregaro Universidade de Brasília
  • Eloisa Tudella Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Martins de Toledo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1204

Palabras clave:

Alcance Manual, Ajustes Distais, Ajustes Proximais, Peso Adicional, Prematuridade, Lactente

Resumen

Objetivo: Investigar o efeito do peso adicional nos ajustes proximais e distais do alcance em lactentes a termo (AT) e pré-termo tardios (PTT). Método: Foram avaliados 10 lactentes AT e 9 PTT dos 5 aos 7 meses de idade. As variáveis analisadas foram: a) ajustes proximais: unimanuais ou bimanuais; b) ajustes distais: abertura das mãos (aberta, fechada ou semiaberta) e orientação das mãos (horizontalizada, verticalizada ou oblíqua). Os procedimentos analisados foram: P1 (linha de base) e P2 (acréscimo de 20% da massa do membro superior de peso adicional). Para verificar a associação entre os procedimentos e as variáveis dependentes utilizou-se o Teste Qui-quadrado (p<0,05). Resultados: O peso adicional proporcionou a diminuição de alcances bimanuais aos 5 e 7 meses no grupo PTT, o aumento da frequência de mão verticalizada e a diminuição da frequência de mão aberta no início do movimento, aos 6 meses. No grupo AT, o peso implicou no aumento da mão verticalizada no início e no fim do movimento, aos 5 meses, e ao final do movimento, aos 7 meses, e diminuiu a frequência de mão aberta no início e final do alcance, aos 6 meses. Conclusão: O peso adicional favoreceu um movimento mais maduro na maioria das variáveis analisadas e, de forma mais expressiva, no grupo prematuro. Assim, pode tornar-se um instrumento para o treino inicial do alcance, quando o objetivo for a estimulação de alcances unimanuais com a mão verticalizada.

Biografía del autor/a

Mariana Vieira da Fonseca, Universidade de Brasília

Fisioterapeuta, Aluna de doutorado no programa de pós graduação em educação física da Universidade de Brasília, Mestre em educação física pela universidade de Brasília. Trabalho com a linha de pesquisa relacionada a movimento humano infantil, biomecânica, alcance manual e intervenção precoce.

Ana Letícia de Souza Oliveira, Universidade de Brasília

Fisioterapeuta, Mestre em educação física pela universidade de Brasília. Trabalho com a linha de pesquisa relacionada a movimento humano infantil, biomecânica, alcance manual e intervenção precoce.

Rodrigo Luiz Carregaro, Universidade de Brasília

Professor Adjunto, Curso de Fisioterapia, Universidade de Brasília, Brasília/DF.

Eloisa Tudella, Universidade Federal de São Carlos

Professora titular na Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Fisioterapia.

Aline Martins de Toledo, Universidade de Brasília

 Professor Adjunto, Curso de Fisioterapia, Universidade de Brasília, Brasília/DF

Publicado

2018-12-17

Cómo citar

Fonseca, M. V. da, Oliveira, A. L. de S., Carregaro, R. L., Tudella, E., & Toledo, A. M. de. (2018). Influência do peso adicional no alcance manual de lactentes a termo e pré-termo: análise de variáveis categóricas do movimento/Influence of additional weight in the reaching behavior of full-term and preterm infants: analysis of categorical variables of movement. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 26(4), 759–767. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1204

Número

Sección

Artículo original