Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university

Autores/as

  • Kezia Freire Zanco
  • Janaína Santos Nascimento Departamento de Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Monica Villaça Gonçalves Departamento de Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miryam Bonadiu Pelosi Departamento de Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1685

Palabras clave:

Monografia, Pesquisa, Terapia Ocupacional, Educação Superior, Capacitação Profissional

Resumen

Introdução: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem a finalidade de aproximar o aluno da prática de pesquisa e da vivência com os aspectos éticos pertinentes à propriedade intelectual e à pesquisa com seres humanos. Sua elaboração oportuniza a investigação de um problema e a elaboração de soluções que consolidam o conhecimento adquirido ao longo do curso. Objetivo: Caracterizar os TCCs da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quanti, que utilizou para coleta de dados informações descritas em 154 documentos, assim como em questionários respondidos por 24 professores orientadores. Resultados: Os trabalhos eram majoritariamente pesquisas de revisão de literatura ou documental, com abordagem qualitativa, que utilizaram o caderno de campo como instrumento de coleta de dados. As áreas mais frequentemente estudadas foram a de Contextos Hospitalares e Saúde de Família, em trabalhos relacionados aos temas vivenciados pelos alunos em projetos de extensão, pesquisa, disciplinas ou estágio. As orientações foram realizadas apenas pelo professor orientador, dentro de suas áreas de pesquisa, e o problema mais encontrado foi a dificuldade no processo de escrita do aluno. As bancas de avaliação foram constituídas por professores efetivos ou temporários do próprio curso, que sinalizaram a metodologia como a principal falha dos trabalhos. Conclusão: Os dados mostraram que os alunos necessitam de mais oportunidades para exercitar e preparar um texto científico antes do momento da elaboração do TCC, e que os professores precisam apoiar seus orientandos na busca de objetos de pesquisa, instrumentos e metodologias mais diversificados.

Biografía del autor/a

Kezia Freire Zanco

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Janaína Santos Nascimento, Departamento de Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro -  UFRJ. Doutoranda Em Ciências Médicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Monica Villaça Gonçalves, Departamento de Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro -  UFRJ. Doutoranda em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – PPGTO/UFSCar

Miryam Bonadiu Pelosi, Departamento de Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro -  UFRJ. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2019-06-27

Cómo citar

Zanco, K. F., Nascimento, J. S., Gonçalves, M. V., & Pelosi, M. B. (2019). Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública/ Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 27(2), 412–425. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1685

Número

Sección

Artículo original