Núcleos de acessibilidade em instituições federais brasileiras e as contribuições de terapeutas ocupacionais para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior/Accessibility centers in brazilian federal institutions and contributions of occupational therapists for the inclusion of persons with disabilities in higher education

Autores/as

  • Lilian de Fátima Zanoni Nogueira Professora da Graduação em Terapia Ocupacional na Universidade de Sorocaba. Doutoranda em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Fátima Corrêa Oliver Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1743

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Pessoas com Deficiência, Educação Superior, Inclusão (Educação), Equidade

Resumen

Introdução: Programas de inclusão de estudantes com deficiência (EcD) em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) buscam favorecer acesso e permanência considerando-se o respeito à diversidade no ambiente universitário. A terapia ocupacional pode contribuir para desenvolver esses programas. Objetivo: Analisar o acesso da população com deficiência ao Ensino Superior, considerando as premissas do Programa INCLUIR do Ministério da Educação, além de refletir sobre a contribuição de terapeutas ocupacionais nesse programa. Método: Investigação descritiva-analítica baseada em análise documental identificou 55 núcleos do Programa INCLUIR em IFES, reconhecendo ações desenvolvidas. Nas IFES que ministravam graduação em terapia ocupacional, foram estudados os currículos e grupos de pesquisa relacionados ao tema. Foram entrevistadas três terapeutas ocupacionais coordenadoras desses programas. Resultados: Observou-se progresso na inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, incentivado pelos programas governamentais. Os currículos de terapia ocupacional das 14 IFES que oferecem graduação e seus grupos de pesquisa não indicam atividades na área da Educação, o que dificultaria o exercício de ações técnicas profissionais nesse campo. Oito dos 55 núcleos contam com terapeutas ocupacionais e neles há um diferencial da ação pela capacidade profissional de perceber e favorecer o contato com a diversidade de realidades entre estudantes, o que potencializaria as ações de equiparação no cotidiano acadêmico, favorecendo especialmente a permanência. Conclusão: Há necessidade de aumentar os programas de inclusão e a participação da terapia ocupacional, de forma a ampliar a organização e o gerenciamento de ações para maior diálogo entre as instâncias das IFES, e favorecer o ingresso e permanência de estudantes.

Biografía del autor/a

Lilian de Fátima Zanoni Nogueira, Professora da Graduação em Terapia Ocupacional na Universidade de Sorocaba. Doutoranda em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Professora do cursos de  Graduação em Terapia Ocupacional na Universidade de Sorocaba. Doutoranda em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Fátima Corrêa Oliver, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos UFSCar

Professora doutora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos UFSCar, São Paulo, Brasil.

Publicado

2018-12-17

Cómo citar

Nogueira, L. de F. Z., & Oliver, F. C. (2018). Núcleos de acessibilidade em instituições federais brasileiras e as contribuições de terapeutas ocupacionais para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior/Accessibility centers in brazilian federal institutions and contributions of occupational therapists for the inclusion of persons with disabilities in higher education. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 26(4), 859–882. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1743

Número

Sección

Artículo original