Percepção da qualidade de vida em atletas de atletismo e natação paralímpica/ Perception of quality of life in athletes of athletics and swimming paralympic
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1775Palabras clave:
Qualidade de Vida, Atletismo, Natação, Atletas ParalímpicosResumen
O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção da qualidade de vida (QV) dos atletas paralímpicos das modalidades de atletismo e natação. Tratou-se de um estudo descritivo e de corte transversal com 32 paratletas, sendo 22 de atletismo e 10 de natação. Para avaliação da QV foi utilizado o questionário de avaliação abreviado da qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde. Para análise dos dados foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk; como os dados apresentaram distribuição não paramétrica, foi adotada a apresentação descritiva em mediana (Md) e intervalo interquartílico (Q1; Q3). Para comparar a QV em função do gênero e do patrocínio, foi utilizado o teste de “U” de Mann-Whitney, e para comparar a QV entre o nível de escolaridade, foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis. Observou-se entre os domínios de QV que o domínio meio ambiente obteve o menor índice e o domínio social obteve o maior índice entre os paratletas pesquisados. Em relação aos subgrupos mais prejudicados os menores valores encontrados foram entre os paratletas com níveis de escolaridades fundamental I e nível superior, que apresentaram diferenças nos domínios ambientais e de QV geral, fundamental I com ensino médio, apenas na QV geral e fundamental II com ensino superior, apenas no domínio ambiental. Não foram constatadas diferenças significativas na percepção da QV entre os paratletas com e sem patrocínio, e entre as modalidades atletismo e natação. Conclui-se que os atletas paralímpicos que possuem menor nível de escolaridade apresentaram-se como os grupos com menores percepções de QV.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.