A Dança Sênior® como recurso do terapeuta ocupacional com idosos: contribuições na qualidade de vida/Senior dance as a resource of the occupational therapist with older adults: contributions in the quality of lif

Autores/as

  • Aline Miotto Nadolny Universidade Federal do Paraná Curso de Terapia Ocupacional
  • Mayara Trilo Universidade Federal do Paraná Curso de Terapia Ocupacional
  • Jéssica da Rosa Fernandes Universidade Federal do Paraná Curso de Terapia Ocupacional
  • Cecília Sommer Passos Pinheiro Terapeuta Ocupacional Prefeitura do Município de Araucária - Paraná.
  • Solena Ziemer Kusma Universidade Federal do Paraná (UFPR) Departamento de Saúde Coletiva
  • Taiuani Marquine Raymundo Universidade Federal do Paraná (UFPR) Departamento de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1792

Palabras clave:

Qualidade de vida, Envelhecimento Cognitivo, Mudança Social, Terapia Ocupacional/Crítica, Prática de Grupo

Resumen

Objetivou-se analisar e identificar possíveis contribuições na qualidade de vida de idosos participantes de oficinas de Dança Sênior® aplicadas como recurso do terapeuta ocupacional. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, intervencional, longitudinal prospectivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a seleção da amostra, os idosos foram submetidos a um rastreamento cognitivo por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), e para a análise da qualidade de vida foi aplicada a avaliação Short Form Health Survey 36 (SF-36) antes e após a oficina. Para coleta de dados qualitativos, os idosos participaram de dois grupos focais, antes e após a oficina. Os dados foram analisados por estatística descritiva, Teste t e análise de conteúdo. A oficina foi desenvolvida ao longo de 12 encontros semanais, com duração de 90 minutos cada. Observou-se, após o término da oficina, melhora na qualidade de vida, com destaque para as médias individuais dos domínios aspectos físicos (pré-oficina: 69,4; pós-oficina: 83,3) e aspectos emocionais (pré-oficina: 74,1; pós-oficina: 96,3). Quando comparadas às médias do grupo como um todo, antes e após a oficina, foi possível notar que os domínios “capacidade funcional” (p=0,01), “aspectos sociais” (p=0,04) e “saúde mental” (p=0,02) apresentaram melhora significativa. Portanto, o presente estudo apontou os benefícios de uma oficina de Dança Sênior® sendo utilizada como recurso do terapeuta ocupacional com idosos, e os resultados obtidos possibilitam chegar à conclusão que a oficina de dança contribuiu para melhoria na qualidade de vida dos idosos que dela participaram.

Biografía del autor/a

Taiuani Marquine Raymundo, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Departamento de Terapia Ocupacional

Profª Drª Taiuani Marquine RaymundoDocente do Departamento de Terapia Ocupacional - UFPRVice-coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional - UFPRCoordenadora da Universidade Aberta da Maturidade - UAM/UFPRDoutorado em Ciências - área: Bioengenharia - USP

Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Miotto Nadolny, A., Trilo, M., da Rosa Fernandes, J., Sommer Passos Pinheiro, C., Ziemer Kusma, S., & Raymundo, T. M. (2020). A Dança Sênior® como recurso do terapeuta ocupacional com idosos: contribuições na qualidade de vida/Senior dance as a resource of the occupational therapist with older adults: contributions in the quality of lif. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 28(2), 554–574. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1792

Número

Sección

Artículo original