Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students

Autores/as

  • Vanessa Carolina Santos Francelino Universidade Federal da Paraíba
  • Marília Meyer Bregalda Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1820

Palabras clave:

Formação Profissional, Extensão Comunitária, Humanização da Assistência, Tecnologia Leve, Terapia Ocupacional, Poesia

Resumen

Objetivo: Este estudo visa apresentar as contribuições de um projeto intitulado Extensão Universitária em Poesia Ocupacional para a formação de estudantes de um curso de terapia ocupacional. O projeto se dedicava à formação para a atenção humanizada e sensível, com uso da arte e da poesia. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se realizou análise documental dos materiais produzidos durante a vigência do projeto e aplicou-se um questionário semiestruturado com quinze discentes e ex-discentes do curso que compuseram suas equipes de execução. Os relatos provenientes dessas respostas passaram por análise de conteúdo e foram sistematizados em cinco categorias: motivações para ingresso no projeto; princípios estruturantes e metodologias de funcionamento; contribuições das atividades ofertadas; contribuições para a formação e atuação profissional; e avaliação do projeto. Resultados: A análise documental possibilitou sistematizar e descrever as atividades desenvolvidas pelo projeto, referidas principalmente a varais poéticos e rodas de conversa. A análise das respostas ao questionário identificou que o projeto acolhia e empoderava os estudantes para protagonizar sua formação e promovia novas formas de aprender e ensinar e de produzir cuidado em terapia ocupacional, com base no uso da poesia e da arte, da horizontalidade das relações, do uso de tecnologias leves e da problematização do cotidiano acadêmico e de questões sociais. Conclusão: O projeto contribuiu para que os estudantes se colocassem de forma potente, criadora, fossem capazes de se reconhecer como agentes de transformação social, aprimorassem sua sensibilidade e qualificassem suas práticas nos espaços de formação e atuação profissional.

Biografía del autor/a

Vanessa Carolina Santos Francelino, Universidade Federal da Paraíba

Estudante do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba.

Marília Meyer Bregalda, Universidade Federal da Paraíba

Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2020-04-26

Cómo citar

Francelino, V. C. S., & Bregalda, M. M. (2020). Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 28(1), 50–73. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1820

Número

Sección

Artículo original