Nível cognitivo e transtorno do desenvolvimento da coordenação: estudo com escolares de 7 a 10 anos de idade/Cognitive level and developmental coordination disorder: study with schoolchildren aged 7 to 10 years old

Autores/as

  • Marcella Manfrin Barbacena Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-0546-6806
  • Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
  • Déborah Lima Ferreira
  • Lívia de Castro Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1839

Palabras clave:

Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Cognição, Crianças

Resumen

Introdução: Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades para aprender tarefas motoras, o que sugere alteração cognitiva, mas evidências sobre a relação entre desempenho motor e nível cognitivo ainda são inconclusivas. Objetivo: Investigar a relação entre nível cognitivo e desempenho motor em crianças de 7 a 10 anos de idade com e sem TDC. Método: Foram avaliadas 402 crianças de escolas públicas com o teste de coordenação motora Movement Assessment Battery for Children 2ª ed. (MABC-2) e o teste cognitivo Matrizes Progressivas de Raven (Raven). Os pais preencheram o Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil), o Critério Brasil de classificação econômica e um histórico de saúde da criança. Os dados foram analisados com uso de estatística descritiva e testes de associação, comparação e correlação. Resultados: Das 402 crianças avaliadas, 35 (8,7%) foram identificadas com TDC. Não foi encontrada diferença nos percentis cognitivos entre crianças com e sem TDC (p = 0,223), mas houve associação significativa entre desempenho motor e nível cognitivo no grupo TDC (p=0,023), com tendência para percentis cognitivos mais altos no grupo não-TDC. Houve associação significativa (p=0,009) entre o percentil global no MABC-2 e o Raven na amostra total. Nos grupos com TDC, houve correlação negativa significante apenas entre o MABC-2 e a idade. Conclusão: Houve maior associação entre as pontuações nos testes motor e cognitivo do que entre TDC e nível cognitivo. Os resultados reforçam o perfil heterogêneo das crianças com TDC tanto no domínio motor como cognitivo.

Biografía del autor/a

Marcella Manfrin Barbacena, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado em Educação Física e Esporte pela Universidade de Brasília (2011) e  discente do Programa de Doutorado da EEFFTO da UFMG em Ciências da Reabilitação (Conceito CAPES 6). Atualmente é técnica de nível superior do Ministério do Esporte (2010). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor Infantil, Controle Motor e Biomecânica do Movimento Humano.

Publicado

2019-09-30

Cómo citar

Barbacena, M. M., Van Petten, A. M. V. N., Ferreira, D. L., & Magalhães, L. de C. (2019). Nível cognitivo e transtorno do desenvolvimento da coordenação: estudo com escolares de 7 a 10 anos de idade/Cognitive level and developmental coordination disorder: study with schoolchildren aged 7 to 10 years old. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 27(03), 534–544. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1839

Número

Sección

Artículo original