As experimentações corporais nos processos formativos da graduação em terapia ocupacional: uma revisão na literatura brasileira/ Body experimentations in the formative processes of occupational therapy undergraduate course: a review in brazilian literature

Autores/as

  • Natália Francielle de Assis Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosangela Gomes da Mota de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1864

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Corpo Humano, Formação Profissional

Resumen

Introdução: A noção de corpo se constituiu socialmente, ao longo da história, alterando profundamente a relação dos indivíduos com o seu próprio corpo. Ao pautar-se em concepções de corpo para além do corpo biológico, o uso de experimentações corporais durante a formação graduada de terapia ocupacional tem sido um recurso relevante no desenvolvimento de habilidades pessoais para a prática profissional. Objetivo: Identificar e sintetizar o conhecimento disponível sobre a relação entre o uso de experimentações corporais e a formação graduada de terapeutas ocupacionais. Método: A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura. Foi realizado um teste de sensibilidade para definição das palavras-chave e das fontes de dados. As buscas foram realizadas nos periódicos nacionais de terapia ocupacional, na SciELO e na base de dado LILACS. Para seleção da amostra foram realizadas três etapas. Foram aplicados critérios de inclusão/exclusão, resultando na amostra final de oito artigos. Resultados: Os resultados deste estudo mostram esforços de mudanças na formação de profissionais da terapia ocupacional, visando a romper com os modelos tradicionais de ensino ao considerar as experimentações corporais como recursos que permitem o compartilhamento de experiências. Conclusão: Os autores defendem uma formação que invista em novos cenários de aprendizagem, buscando formar profissionais mais atentos e abertos às necessidades do outro. Entretanto, ainda são necessários estudos que identifiquem de que forma os profissionais que vivenciaram as experimentações corporais na formação conduzem sua prática e sua relação com o cliente.

Publicado

2020-04-26

Cómo citar

de Assis Rodrigues, N. F., & Gomes da Mota de Souza, R. (2020). As experimentações corporais nos processos formativos da graduação em terapia ocupacional: uma revisão na literatura brasileira/ Body experimentations in the formative processes of occupational therapy undergraduate course: a review in brazilian literature. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 28(1), 271–290. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1864

Número

Sección

Artículo de revisión y/o actualización de literatura